Ciclo Biológico - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Ciclo Biológico

Ciclo Biológico
13.12.2005

A procura da eterna juventude sempre esteve entre as fantasiosas aspirações do homem, sugeridas e tentadas de diversas maneiras, todas, entretanto, desvanecidas em si mesmas por serem inatingíveis. Poderíamos até aceitar como legítima aspiração, justificada por se entender como a busca da felicidade, para se contrapor aos sentimentos opostos causados pela consciência da finitude decorrente do ciclo biológico inevitável. Quase quinhentos anos atrás, o espanhol Ponce de Leon explorou a Flórida (USA), na vã esperança de lá encontrar a tão cobiçada fonte da juventude. Muitas experiências, algumas bizarras, como a de congelar o corpo depois da morte, para ressuscitar mediante novas terapias, têm servido quase somente para encher os bolsos de pessoas desonestas. Outras, bem-intencionadas, como o uso da novocaína associada a ingredientes secretos, preconizado pela romena Ana Aslan, que envolveu muitos médicos em todo mundo, reduziram-se, inelutavelmente, a frustrações e a vultosos prejuízos financeiros. O mais importante é entender a inexorabilidade do tempo e tudo fazer para ser feliz, em qualquer idade. Não há como parar o relógio do tempo ou fazê-lo voltar atrás. Mas, à luz dos novos conhecimentos e do avanço da medicina, aceitando-se as determinações genéticas próprias da espécie (pelo menos até o momento atual), é possível viver mais e diminuir os desconfortos e as limitações causadas pelo natural processo de envelhecimento. Em quase todo o mundo, a expectativa média de vida tem aumentado e é crescente o número de pessoas que vislumbram ultrapassar os 100 anos de idade, graças a Deus. “Aging Naturally”, envelhecendo naturalmente, é a matéria de capa da revista “Time”, edição de 25 de outubro de 2005, produzida pelo médico americano Andrew Weil, um excerto do seu livro sobre o assunto, recentemente lançado nos Estados Unidos. Enfatiza o Dr. Andrew que, até agora, não existe medicação antienvelhecimento eficaz, e cita o malogro de algumas novidades na área: uso de células fetais de animais, dietas de baixa caloria, terapias com hormônios (para restaurar os níveis de hormônios encontrados em pessoas jovens). Envelhecer naturalmente é entender o curso normal da natureza, tentando manter uma vida saudável, a fim de conservar o bem-estar físico e mental que o aumento da idade tende a dificultar. O pesquisador da Universidade do Arizona, evidentemente, recomenda cuidados com a dieta e com os exercícios físicos, ataca com veemência o fumo e a obesidade, refere-se aos radicais livres e aborda a importância do sexo, do sono, meditação, emoções e atitudes. Adverte que, afora o corpo e a mente, há de se cuidar do espírito. Uma boa maneira de alcançar o bem-estar espiritual é escrever um testamento ético, a ser revisto ao longo da existência, composto de valores, lições de vida e de saberes apropriados com o tempo, para se deixar à família. Outro aconselhamento é a Terapia Cognitiva Comportamental, na qual se inclui a oração da Serenidade: “Deus, conceda-me Serenidade para aceitar as coisas que não posso mudar. Coragem para mudar as coisas que eu posso e Sabedoria para entender a diferença”.