Núcleo Psicopedagógico - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Núcleos
  • Núcleo Psicopedagógico

Núcleo Psicopedagógico

O Núcleo Didático Psicopedagógico do UNI-RN é um órgão institucional formado por uma equipe multiprofissional, composto por pedagogos, psicopedagogos e psicólogos. Seu objetivo visa possibilitar apoio didático e psicopedagógico à comunidade educativa, à equipe gestora, coordenadores, docentes e discentes. Em sua prática desenvolve estratégias psicopedagógicas de intervenções e ações que viabilizem e promovam a melhoria e o aperfeiçoamento do processo ensino-aprendizagem, a partir de uma perspectiva crítica, reflexiva e interdisciplinar. Desse modo, implementa atividades de modalidades educativas que vislumbram uma educação de qualidade e excelência no nível superior, no âmbito da instituição bem como de apoio à iniciativa de setores específicos e demais profissionais, cuja atuação, tenham relação direta ou indireta com o processo ensino-aprendizagem como um todo.

Objetivo Geral

Oportunizar apoio didático-psicopedagógico aos coordenadores, aos docentes e aos discentes dos cursos oferecidos, viabilizando o processo crítico-reflexivo do trabalho pedagógico e a execução de ações que permitam acompanhar, analisar, avaliar, redimensionar e dinamizar a prática pedagógica no âmbito do processo ensino-aprendizagem, buscando a permanente melhoria da qualidade da educação em nível superior.

Objetivos Específicos

Assessorar a Pró-reitoria acadêmica e coordenações de cursos nos processos de elaboração, acompanhamento, avaliação e atualização dos documentos institucionais.

Assessorar a Pró-reitoria Acadêmica na elaboração do processo seletivo para admissão de docentes, constituído de prova didática, análise curricular e entrevista, bem como na definição dos critérios de avaliação.

Apoiar a CPA no aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação do processo pedagógico, do desempenho dos docentes e dos discentes, bem como na elaboração de propostas das ações a serem encaminhadas aos gestores e aos atores do trabalho pedagógico, oriundas das informações obtidas no relatório de autoavaliação.

Assessorar os coordenadores, os colegiados e os núcleos docentes estruturantes dos cursos no que se refere ao acompanhamento e avaliação dos mesmos em seu contexto geral e, mais especificamente, na efetivação das propostas para elaboração e reformulação do PPC, com vistas ao seu contínuo aperfeiçoamento e atualização.

Acompanhar e atualizar o corpo docente de forma permanente e contínua através de atendimentos, reuniões, oficinas, seminários e cursos, proporcionando reflexões críticas de suas práticas pedagógicas e do processo de ensinar e aprender, ofertando, ainda, informações sobre os avanços de tecnologias e métodos de ensino que priorizem os processos proativos de aprendizagem.

Orientar e apoiar os coordenadores de curso e docentes no que compete as ações didático pedagógica, específicos a serem desenvolvidos junto ao aluno com necessidades educacionais especiais.

Provê acolhimento e orientação psicopedagógico individualizada ao discente com objetivo de apoiar e aprimorar o processo de aprendizagem e desenvolvimento pessoal.

Acolher e orientar o discente com necessidades educacionais especiais objetivando desenvolver processos educativos específicos para cada caso, visando potencializar suas competências e habilidades na perspectiva da superação e na construção de sua autonomia.

Apoiar o docente, em suas necessidades de aprofundamento de estudos, planejamento, elaboração e execução de atividades de ensino e avaliação da aprendizagem, tendo em vista potencializar seu trabalho pedagógico como um todo e de forma mais específica seu desempenho no processo ensino-aprendizagem.

Orientar e acompanhar o discente nas reflexões relativas às questões vocacionais, nas dificuldades de aprendizagens com vistas na superação de suas necessidades do processo educativo.

Serviços

Atendimento ao discente nas dificuldades educacionais;

Assessoramento ao docente em suas necessidades de aprofundamento de estudos, planejamento, elaboração e execução (de atividades de ensino e avaliação sobre problemas relacionais aluno-professor, professor-turma, bem como especificidades de transtornos e seus desdobramentos para o planejamento e execução do processo ensino-aprendizagem);

Organização de oficinas, seminários e cursos para o corpo docente que priorizem o processo de ensinar e aprender;

Apoio aos Coordenadores e Colegiados de Cursos, ao Núcleo Docente Estruturante na elaboração e atualização do PPC;

Apoio à CPA no aperfeiçoamento dos instrumentos de avaliação do UNI-RN;

Assessorar os Coordenadores de Cursos em seu trabalho junto ao Núcleo Docente Estruturante, Colegiado de Curso, docentes e alunos sobretudo no que se refere às ações pedagógicas;

Assessorar a Pró-Reitoria Acadêmica e aos Coordenadores de Cursos nos processos de elaboração, acompanhamento, avaliação e atualização dos documentos institucionais e na elaboração do processo seletivo de docentes.

Horário de Atendimento

Profissional Dias da semana Horário Local
Ângela Guerra Fonseca 10h – 11h30 Sala da Vice-Reitoria (prédio da Reitoria)
Ana Cristina Camarão 2ª a 6ª 08h – 11h30

19h – 20h30
Sala do Núcleo Psicopedagógico (Centro de Convivência Nelson Mandela)



Localização

Centro de Gestão Acadêmica, 1º piso do Centro de Convivência Nelson Mandela – Campus do UNI-RN

Contato

Telefone: (84) 3215-2884
E-mail: psicopedagogico@unirn.edu.br
E-mail: ana.camarao@unirn.edu.br

Equipe

Profª. Angela Maria Guerra Fonseca - Pedagoga
Profª Ana Cristina Camarão



VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções