Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Graduação
  • Psicologia (matutino e noturno)

Psicologia (matutino e noturno)

Faça aqui sua inscrição

Coordenadora

Profª. Adriana Coura Feitosa
psicologia@unirn.edu.br
(84) 3215-2940

Currículo

Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2014);

Especializações em Saúde Mental e Atenção Psicossocial pela UEPB (2011) e em Saúde da Família pela FIP/Fundação Francisco Mascarenhas (2007);

Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual da Paraíba (2000);

Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase nas áreas acadêmica e clínica.

Experiência em coordenação de processos e pessoas com o exercício de funções acadêmico-administrativas.

Larga experiência em Dinâmica de Grupo, Desenvolvimento de Pessoas nas Organizações, Avaliação Psicológica e técnicas de diagnóstico e prevenção ao Presenteísmo.

Sobre o curso

- Horário de funcionamento: matutino (7h às 11h45min) e noturno (18h às 22h)
- Vagas: 150 vagas anuais (100 pela manhã e 50 à noite)
- Tempo de integralização: mínimo de 5 anos e máximo de 10 anos
- Carga horária do curso: 4000 horas.

Corpo Docente - Psicologia

Clique aqui para conhecer os professores.

Atos autorizativos

Autorização: Portaria Ministerial Nº 3.269, de 18/10/2004, publicada no D.O.U. Nº 201, de 19/10/2004.
Reconhecimento: Portaria Ministerial n° 219, de 18/02/2009, publicada no D.O.U de 19/02/2009.
Renovação de Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 124, de 09/07/2012, publicada no D.O.U. n° 132, de 10/07/2012.
Renovação de Reconhecimento: Portaria Ministerial nº 948, de 30/08/2021, publicada no D.O.U.de 31/08/2021
Conceito Preliminar de Curso (CPC): 4,0 (2018)

Formas de ingresso

Processo seletivo (vestibular)
Transferência Externa e Interna
Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM
Programa Universidade para Todos – PROUNI
Portador de diploma
Financiamento Estudantil - Fies

Objetivo

Formar profissionais generalistas, atuantes, éticos e socialmente comprometidos, capazes de fazer uma leitura do contexto em que estão inseridos, intervindo proativamente no sentido de melhoria da qualidade da vida humana, seja no âmbito institucional, comunitário, individual ou grupal. Nesse sentido possui a visão da saúde como resultante da multiplicidade de fatores biopsicossociais, a qual firma-se a partir das multidisciplinaridade, consolidando Ciência e Profissão.

Perfil do Egresso

O psicólogo formado pelo UNI-RN tem uma formação generalista com capacidade de atuar em diferentes contextos e realidades sociais e de utilizar subsídios teóricos e instrumentais em sua atuação profissional. Sua práxis será marcada pelo posicionamento ético, reflexivo e crítico e pela valorização do ser humano. Deverá ser capaz de perceber-se como agente transformador do seu meio social, agindo em prol do bem estar do ser humano, utilizando métodos e técnicas próprios da ciência psicológica.

Competências e habilidades do aluno

- Analisar o campo de atuação profissional e seus desafios contemporâneos;
- Analisar o contexto em que atua profissionalmente em suas dimensões institucional e organizacional, explicitando a dinâmica das interações entre os seus agentes sociais;
- Identificar e analisar necessidades de natureza psicológica, diagnosticar, elaborar projetos, planejar e agir de forma coerente com referenciais teóricos e características da população-alvo;
- Escolher e utilizar instrumentos e procedimentos de coleta de dados em Psicologia, tendo em vista a sua pertinência;
- Atuar inter e multiprofissionalmente, sempre que a compreensão dos processos e fenômenos envolvidos assim o recomendar;
- Utilizar o método experimental, de observação e outros métodos de investigação científica;
- Planejar e realizar várias formas de entrevistas com diferentes finalidades e em diferentes contextos;
- Analisar, descrever e interpretar relações entre contextos e processos psicológicos e comportamentais;

Áreas de Atuação

1 - Sócio Institucional: A formação em Psicologia com ênfase na área sócio institucional promove conhecimentos em âmbitos distintos, como educação, organizacional, Psicologia Jurídica e Social. Oferece ao aluno possibilidades de realizar atividades emergentes como saúde no contexto sócio institucional, direitos humanos e psicologia jurídica, psicologia social e políticas públicas;

2 - Clínica e Saúde: A formação em Psicologia com ênfase na área de Processos Clínicos e da Saúde está pautada na intervenção de caráter preventivo e terapêutico, nos diversos contextos de Saúde (consultórios, clínicas multiprofissionais, hospitais, postos de saúde, entre outros). Ao aluno é oportunizado o exercício de atividades na quais realiza avaliação e orientação psicológica, grupos de discussão e psicoterapia (individual ou em grupo) ampliando, assim, a visão tradicional de atuação em consultórios exclusivamente psicoterápicos.

Mensalidade (2024.1)

Valor integral: R$ 1.374,10

Valor com bolsa: R$ 824,46*

* Bolsas concedidas às matriculas realizadas em Janeiro/2024
* Valores condicionados ao vencimento (05 de cada mês).
* Consultar condições pelo WhatsApp: (84) 3215-2917

Diferenciais do curso

O Curso de Psicologia do UNI RN possui um quadro de docentes Mestres e Doutores com reconhecimento e atuação no mercado de trabalho. A atuação dos docentes no mercado de trabalho perpassa por diversas áreas, como clínica, organizacional, social, jurídica e outras, o que possibilita ao discente conhecer a teoria e associá-las aos casos reais, trazidos pela experiência prática dos docentes. Além disso, profissionais de referência em diversas áreas são convidados a participarem de aulas, eventos e palestras constantemente.

Aqui, o aluno tem a oportunidade de participar de diversos projetos específicos, desenvolvidos nas Clínicas Integradas que são voltados à prática profissional, bem como no Núcleo de Prática Jurídica, no qual o aluno pode atuar na área social e jurídica em equipe multidisciplinar. Além dos diversos projetos de extensão (curricular e complementar) que vigoram ao longo do curso.

Ainda, o aluno tem aulas com diversas metodologias, desde aulas teóricas à aulas com realização de simulações de entrevista, de práticas profissionais, de orientação profissional, entre outros.

O curso de Psicologia do UNI-RN tem também uma empresa Júnior, a Holos, a qual oferece à comunidade prestação de serviços na área da Psicologia organizacional, a citar, recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento e outros. A Holos é constituída por alunos do Curso, sob a orientação de docentes da área.

Atividades complementares

Oportunidade em que os alunos buscam conhecimentos próprios através de atividades de pesquisa, extensão, programas de monitorias, cursos, congressos e estágios não obrigatórios, dentre outros.

Matriz Curricular:

Clique aqui para baixar


Faça aqui sua inscrição
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções