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Educação Física (Licenciatura)

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Coordenadora 

Sônia Cristina Ferreira Maia

educacaofisica@unirn.edu.br
(84) 3215-2949

Currículo 

Professora Titular do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte.

Possui graduação em Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1990)

Especialização em Educação Física Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN

Mestrado em Mídia e Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2001)

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN (2008).

Cursando o Pós Doutoramento em Ciências da Educação - UMinho (2016).

Tem experiência na área de Educação, Formação, Lazer, Ludicidade, Educação do Campo, Autoformação, Ludopoiese e Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação, Lazer, Autoformação, Educação do Campo e Ludopoiese.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional - PROFEPT (Mestrado).

Sobre o Curso

- Horário de funcionamento: Matutino (7h40min às 12h10min) e Noturno;
- Vagas: 120 vagas anuais
- Tempo de integralização: 4 anos
- Carga horária: 3.200 horas

Corpo Docente - Educação Física

Clique aqui para conhecer os professores.

Atos Autorizativos

Autorizado conforme Portaria Ministerial Nº 42, de 22/01/2009, publicada no D.O.U. Nº 16, de 23/01/2009.
Reconhecimento conforme Portaria Ministerial nº 190, de 01/10/2012, publicada no D.O.U de 03/10/2012. Renovação de Reconhecimento conforme Portaria Ministerial nº 316, de 15/07/2016, publicada no D.O.U de 18/07/2016. 

Reconhecimento do Curso de Educação Física Licenciatura do UNI-RN com 120 vagas anuais, sob a Portaria de no 657, de 28 de setembro de 2018, da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior/MEC

Objetivo

O Curso de licenciatura em Educação Física, ao propor essa modalidade de formação, objetiva:
- Formar professores para atuarem na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), tratando a Educação Física como componente curricular; - Oferecer condições para a apropriação, transmissão, crítica e produção dos conhecimentos da área a serem pedagogicamente trabalhados no espaço escolar;
- Articular o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, de modo a garantir uma intervenção pedagógica no exercício profissional pautado no desenvolvimento do ser humano e da sua cultura corporal;
- Formar novos pesquisadores na área da educação física escolar, possibilitando a apropriação de conhecimentos por meio do ensino, da pesquisa e da extensão;
- Promover situações que privilegiem o desenvolvimento da criatividade, a investigação científica e o comprometimento com uma educação física escolar transformadora da realidade social;
- Oferecer oportunidades de reflexão de como se dá a apropriação do conhecimento, entendido como patrimônio sócio-histórico produzido e reelaborado permanentemente pelos homens;
- Viabilizar ações que despertem a criticidade buscando sujeitos atuantes e comprometidos com a sociedade, capazes de exercerem plenamente o papel de cidadão/profissional de educação física escolar, por meio da compreensão e da transformação das relações de poder;
promover a inclusão social através da prática de atividades em educação física escolar em escolas da periferia e na comunidade menos favorecida.

Perfil do Egresso

O egresso do Curso de Licenciatura em Educação Física deverá planejar, sistematizar, executar e avaliar as ações pedagógicas da Educação Física como componente curricular na Educação Básica, pautando tais ações na cultura corporal como identificadora dos conhecimentos que serão transmitidos aos alunos, vinculando as atividades de ensino, à pesquisa e à extensão. O graduado em Licenciatura em Educação Física do UNI-RN deverá possuir competências relacionadas a: “cultura geral e profissional; conhecimento sobre crianças, jovens e adultos; conhecimento sobre a dimensão cultural, social e política da educação; conteúdos das áreas de ensino; conhecimento pedagógico; conhecimento advindo da experiência” (BRASIL, 2002, p. 37). Esses conhecimentos devem estar articulados entre si e não como parte exclusiva de uma única disciplina.As competências e habilidades que deverão ser desenvolvidas pelo Licenciado em Educação Física estão em consonância com as Diretrizes de Formação de Professores, com as Diretrizes Nacionais para os Cursos de Graduação em Educação Física, bem como com os eixos norteadores do presente Projeto Pedagógico.

Competências e habilidades do aluno

Área de Atuação

Tomando-se como referência no eixo norteador Interdisciplinaridade na Apropriação e Produção da Cultura Corporal, observando-se as peculiaridades do contexto institucional, as demandas do mercado de trabalho em consonância com as características, interesses e necessidades da sociedade, o egresso do curso de Licenciatura em Educação Física poderá atuar na Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio), nas escolas públicas e privadas, tratando a Educação Física como componente curricular.

Mensalidade (2024.1)

Valor integral: R$ 1.140,95

Valor com bolsa: a partir de R$ 582,11*

* Bolsas concedidas somente às matriculas realizadas em Janeiro/2024
* Valores condicionados ao vencimento (05 de cada mês).
* Consultar condições pelo WhatsApp: (84) 3215-2917

Diferenciais do Curso

As vivências práticas no campo profissional de Licenciatura em Educação Física serão realizadas na Escola Doméstica e o Complexo Educacional Henrique Castriciano, mantidos pela Liga de Ensino do Rio Grande do Norte ou em escolas conveniadas com o UNI-RN públicas e privadas da rede escolar de ensino no nível da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.

Aqui, você terá acesso a um dos maiores complexos esportivos do Estado, com três quadras cobertas, três piscinas (sendo uma olímpica), campo de futebol, quadra de areia e pista de atletismo. Entre os diversos projetos de extensão do curso de Educação Física do UNI-RN que você poderá participar, está o Projeto Nós da Licenciatura, no qual é desenvolvida a prática da docência com os estudantes da rede pública de Natal.

Trabalho de Conclusão de Curso

Atividades complementares

Estágios supervisionados: carga horária total de 405 horas, divididos em três estágios (105horas – I, 195 horas – II e 105horas - III), sendo: Estágio I - experiências em escolas do Ensino Infantil; Estágio II - em Escolas do Ensino Fundamental e no estágio III – em Escolas do Ensino Médio.

Os Estágios são realizados a partir do 4º período letivo, para os alunos que tenham integralizado todos os pré-requisitos exigidos, sendo orientados por profissionais na área da Educação Física.

Matriz Curricular:

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