O UNI-RN - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • O UNI-RN

O UNI-RN

O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) é uma instituição privada, sem fins lucrativos, mantida pela Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, voltada exclusivamente para fins educacionais. A Liga de Ensino foi criada em 23 de julho de 1911, tendo como fundador o poeta Henrique Castriciano de Souza, educador e escritor de grandes méritos. O primeiro Estatuto da Liga já definia seu objetivo principal: "...auxiliar os poderes púbicos em tudo quando disser respeito à instrução e à educação.”

A fim de oferecer educação feminina, a Liga instalou a Escola Doméstica de Natal, no dia 1º de setembro de 1914. Constituída no modelo das Écoles Menagère da Suíca, a Escola Doméstica de Natal representou um marco na difusão do novo papel da mulher no lar e na sociedade, tendo, com o passar do tempo, se adaptado às mudanças da sociedade e se transformado em moderno estabelecimento de ensino infantil, fundamental e médio. Com o objetivo de oferecer esses níveis de ensino também ao sexo masculino, a Liga de Ensino criou o Complexo Educacional Henrique Castriciano, colégio misto, instalado em 15 de março de 1987.

Assim, a Liga voltou-se para a oferta do ensino superior e em 28 de abril de 1997, através de Portaria assinada pelo presidente Ozório Bezerra Dantas, foi criada a Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN). Após o convite da professora e Diretora Noilde Ramalho, o professor Daladier Pessoa Cunha Lima tornou-se diretor da FARN, Instituição que foi oficialmente instalada em 25 de fevereiro de 1999. Inicialmente, a Faculdade ofereceu quatro cursos de graduação e a partir de 2012, tornou-se Centro Universitário.

Atualmente, o UNI-RN oferece 14 cursos de graduação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Educação Física (bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Serviço Social.

Também encontram-se em funcionamento, com pleno êxito e em caráter de expansão, mais de 40 cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Gestão Empresarial, Contabilidade, Direito, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Meio Ambiente, Saúde e Serviço Social.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções