Vivência da prática profissional: alunos de Direito simulam júri popular e surpreendem seus mestres - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Vivência da prática profissional: alunos de Direito simulam júri popular e surpreendem seus mestres

25.04.2023

No UNI-RN a vivência da prática profissional começa na sala de aula. E, na maioria das vezes, os resultados são surpreendentes. Um grupo de alunos do curso de Direito, formado por quatro estudantes –  Edivaldo Cavalcante, Gabrielly Melo, Dagmar Júnior e Ítalo Gabriel – deu um show de simulação e mostrou todo o conhecimento assimilado nas aulas teóricas ao participar de um júri popular simulado em sala de aula, no último dia 18 de abril.

A atividade foi parte da disciplina prática penal, ministrada pelo professor João Batista.  Edivaldo e Gabrielly, que simularam a defesa, e Dagmar e Ítalo,  a acusação, surpreenderam o docente. Ao final, Edivaldo e Gabrielly foram os vencedores do “embate jurídico” fake.

O poder de convencimento dos jovens estudantes de Direito chegou aos ouvidos do reitor do UNI-RN, professor Daladier Pessoa Cunha Lima, que aproveitou a visita do professor João Batista ao seu gabinete para externar seu desejo de conhecê-los.

“Meu pai faleceu horas antes da apresentação do trabalho. Mesmo assim, senti que tinha a obrigação de fazer o meu trabalho em sala de aula. Sabendo disso, na segunda-feira, dia 24 (de abril), o reitor me ligou, repassou suas condolências e nos parabenizou pelo trabalho que fizemos na simulação. Nesse momento, ele nos convidou para comparecer à Reitoria”, relembra Edivaldo Cavalcante.

Na manhã desta terça-feira (25/04), Edivaldo e Gabrielly foram recebidos pelo reitor. Durante a conversa os dois informaram que ingressaram no UNI-RN por meio de transferência, vindos de outra instituição de ensino.

“Hoje, eu tenha a certeza de ter feito a escolha certa, seja pelo corpo docente preparado e muito experiente, pelo plano do curso de Direito tão bem elaborado pela coordenação do curso, representado pela professora Úrsula Bezerra, ou ainda pelas práticas jurídicas, que nos preparam para atuação profissional, uma realidade não muito presente em outras universidades”, enfatizou Edivaldo.

Tanto ele quanto Gabrielly destacaram, ainda, o fato de que, no UNI-RN, os alunos têm acesso direto ao reitor. “Foi muito bom termos sido recebidos por ele para uma boa conversa sobre o curso”, observou.