Reitor do UNI-RN é homenageado em plenária na Escola de Música da UFRN - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Reitor do UNI-RN é homenageado em plenária na Escola de Música da UFRN

Reitor do UNI-RN é homenageado em plenária na Escola de Música da UFRN
27.09.2023

A plenária da Escola de Música da UFRN (EMUFRN) foi especial nesta manhã. O ex-reitor da UFRN entre 1987 e 1991, o médico e professor Daladier Pessoa Cunha Lima, foi homenageado. Na ocasião, alunos e professores tiveram a oportunidade de conhecer o idealizador e responsável pela construção da Escola onde hoje eles exercem suas atividades e dons artísticos.

A plenária, conduzida pelos professores Zilmar Rodrigues de Souza (diretor da EMUFRN) e Fábrio Presgrave (vice-diretor), iniciou-se com a apresentação de uma peça musical executada pelo aluno Mateus Naamã, num piano de cauda. Após a apresentação, o professor Daladier, que hoje é reitor do UNI-RN, foi homenageado com uma placa de condecoração e outros itens de lembrança, reconhecimento e agradecimento.

Ao discursar, o professor Daladier lembrou que, quando reitor da UFRN, enfrentou resistência e ouviu muitas críticas ao seu projeto de construção da Escola. “Mas é preciso destacar que arte e ciência são iguais dentro de uma instituição universitária”, enfatizou Daladier. A afirmação arrancou muitos aplausos dos presentes, em especial, porque durante muito tempo a música, e as artes como o todo, viviam à margem das outras atividades profissionais, em particular, do Direito, da Medicina e das engenharias.

Na UFRN, o reconhecimento e o respeito a estas atividades vieram com o reitorado do professor Daladier (1987-1991), conforme destacaram os docentes contemporâneos desse período, como os professores Eugênio e André Muniz.

Atualmente, além da graduação em música, a EMUFRN oferece cursos técnicos, de iniciação artística (básico) e pós-graduação na área. Além disso, a Instituição, legado de quem voltou seu olhar e a sensibilidade para as artes, é, reconhecidamente, uma referência nacional (como escola de música), segundo destacou o seu diretor, Zilmar Souza. Hoje, é tida como uma das melhores do país pela sua estrutura e instalações, adequadas ao exercício das práticas e atividades musicais.