Curso de Engenharia Civil do UNI-RN inova com instalação de usina de energia solar em seus laboratórios - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Curso de Engenharia Civil do UNI-RN inova com instalação de usina de energia solar em seus laboratórios

08.11.2021

O UNI-RN está sempre inovando quando se trata de oferecer as melhores ferramentas de ensino para um aprendizado mais completo. Agora o curso de Engenharia dispõe de um sistema de captação de energia solar.

A usina funciona nos laboratórios do curso e tem por objetivo reduzir o consumo de energia elétrica não só dos laboratórios, mas, também, do bloco de aulas Saturno.

“Os alunos (do curso de Engenharia Civil) já têm a disciplina Geração de Energia Renovável ofertada na matriz curricular do curso, por meio da qual fazem a especificação e dimensionamento de sistemas solares e eólicos. Com a usina, eles visualizarão a parte prática da disciplina”, informa o professor Fábio Pereira, coordenador do curso.

Ele acrescenta que os alunos já tinham acompanhado a instalação e funcionamento dos protótipos existentes nos laboratórios e instalados anteriormente, relativos à turbina de energia eólica e placas solares, voltadas para produção de energia oriunda do sol para atender ao laboratório de Mecânica dos Solos.

O curso de Engenharia Civil do UNI-RN é o único no estado do Rio Grande do Norte que tem a disciplina de Geração de Energia Renovável na matriz curricular e uma usina de captação de energia solar nas suas dependências (laboratórios).