CEJUSC UNI-RN: Promovendo a Resolução Pacífica de Conflitos e a Cidadania - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • CEJUSC UNI-RN: Promovendo a Resolução Pacífica de Conflitos e a Cidadania

CEJUSC UNI-RN: Promovendo a Resolução Pacífica de Conflitos e a Cidadania
12.07.2023

No dia 11 de julho de 2023, foi realizado o início das atividades do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC), polo UNI-RN. Fruto de uma parceria entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte e o Centro Universitário do Rio Grande do Norte, o CEJUSC UNI-RN surge como um importante espaço para a promoção da justiça, da cidadania e da resolução pacífica de conflitos.

O início foi marcado com a realização de três audiências pré-processuais de mediação, que obtiveram resultados positivos com acordos entre as partes envolvidas. Esses casos iniciais demonstram a efetividade do CEJUSC UNI-RN em auxiliar na resolução de conflitos, evitando a sobrecarga do Judiciário e proporcionando uma alternativa mais rápida, acessível e satisfatória para os envolvidos.

Além das audiências de conciliação e mediação, o CEJUSC UNI-RN tem como objetivo desempenhar um papel ativo na promoção da cidadania. Um dos pilares dessa atuação é a oferta de serviços de orientação jurídica à comunidade, fornecendo informações claras e acessíveis sobre direitos e deveres legais.

O centro também se dedicará a ações de responsabilidade social, visando levar conhecimento e apoio a grupos vulneráveis e comunidades carentes. Por meio de parcerias com entidades e organizações locais, serão desenvolvidas iniciativas que buscam a inclusão social, a defesa dos direitos humanos e o acesso à justiça.

Outra vertente importante do CEJUSC UNI-RN será a realização de oficinas de parentalidade e de mulheres em situação de vulnerabilidade. Essas atividades serão conduzidas pelos alunos dos cursos de Direito e Psicologia do UNI-RN, como parte de seu estágio supervisionado. Essa iniciativa permitirá que os estudantes apliquem seus conhecimentos teóricos na prática, contribuindo para a formação de profissionais mais capacitados e conscientes de seu papel na sociedade.

O CEJUSC UNI-RN está aberto ao público e localiza-se na Rua Prefeita Eliane Barros, 2000, Tirol, Natal/RN, CEP 59014-545 (com acesso pelas Clínicas Integradas), de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h. A parte interessada deve realizar agendamento prévio por meio do WhatsApp n. 84-991267591 (setor de triagem psicossocial) e 84-30264009 (secretaria) - E-mail: cejuscunirn@tjrn.jus.br.

"Convidamos a todos que desejam buscar soluções pacíficas para seus conflitos e participar de nossas ações cidadãs a se juntarem a nós nessa jornada. O CEJUSC UNI-RN está empenhado em oferecer um ambiente acolhedor e profissional, no qual as partes envolvidas possam se sentir ouvidas e encontrar soluções que atendam às suas necessidades", afirmou o Coordenador do CEJUSC UNI-RN, Felipe Douglas.