20 Anos Unirn - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Serviços

20 anos UNI-RN

O Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) é uma entidade sem fins lucrativos, mantida pela Liga de Ensino do Rio Grande do Norte e voltada, exclusivamente, ao ensino superior.

Sua história começa com a criação, por meio de Portaria, assinada pelo então presidente da Liga, Ozório Bezerra Dantas, da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN), que posteriormente viria a se transformar no Centro Universitário do Rio Grande do Norte.

A Liga foi criada em 23 de julho de 1911 e engloba, além do UNI-RN, a Escola Doméstica de Natal (fundada em 1914) e o Colégio Henrique Castriciano (criado em 1987).

Em 2012, a Instituição deixa a condição de faculdade e passa a ser centro universitário, por meio de Portaria do MEC (Ministério da Educação).

Em 2019, o UNI-RN chega aos 20 anos de atuação como Instituição de Ensino Superior no Estado, mantendo o compromisso de sempre com uma educação de qualidade e a formação humanística e cidadã de seus alunos como principal finalidade. De forma conjunta, Instituição e corpo discente crescem juntos, criando relações interdisciplinares que contribuem para tornar o UNI-RN um dos melhores Centros de ensino superior do país.

Conheça nossa história

Fundada em 25 de fevereiro de 1999, a Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN (FARN) teve como primeiro diretor o professor e médico Daladier Pessoa Cunha Lima, e chanceler a educadora Noilde Ramalho. Nessa época, a faculdade oferecia apenas quatro cursos de graduação: Administração, Contabilidade, Direito e Informática.

Em 16 de novembro de 2011, O Conselho Nacional de Educação do MEC aprovou por unanimidade o processo de transformação da FARN (Faculdade) em Centro, sendo fundado assim, em 2012 o Centro Universitário do Rio Grande do Norte UNI-RN.

Atualmente, o UNI-RN oferece 14 cursos de graduação: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Engenharia Civil, Educação Física (bacharelado), Educação Física (Licenciatura), Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Sistemas de Informação, Redes de Computadores e Serviço Social.
Também se encontram em funcionamento, com pleno êxito e em caráter de expansão, mais de 40 cursos de pós-graduação lato sensu nas áreas de Gestão Empresarial, Contabilidade, Direito, Engenharia, Informática, Meio Ambiente, Saúde e Serviço Social.

Além dos cursos de graduação e pós-graduação, o Centro Universitário do Rio Grande do Norte também dispõem à sua comunidade acadêmica projetos e programas de extensão, como as Clínicas Integradas, NPJ, EPEC, Coral, UNI-RN SUSTENTÁVEL, integrando o corpo discente e comunidade.

Além disso, a jovem Instituição constituiu-se hoje em destaque nacional e internacional no que diz respeito a projetos e incentivos à prática sustentável, estando inserida na rede brasileira de Universidades Sustentáveis, do UI GreenMetric.
Com 20 anos de atuação em prol do desenvolvimento profissional e cidadão de seus alunos, o UNI-RN vem cumprindo com a sua missão de contribuir para o desenvolvimento sócio econômico do Estado, oferecendo formação qualificada e ensino superior de qualidade.