Honras ao Professor Jessione - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Honras ao Professor Jessione

Honras ao Professor Jessione
20.03.2014

Jessione de Carvalho Lima e sua esposa, Laura Maria Pimentel de Carvalho Lima, têm cinco filhos, todos casados e com suas profissões definidas, os quais deram ao citado casal o total de 10 netos. É uma família feliz, unida e fortalecida pela profunda fé cristã. Agora, para gáudio deste grupo familiar, chegou um novo ente querido, gerado com ênfase nos estudos, nas pesquisas e na obstinação de Jessione. Trata-se do livro "Cardiopatias: mecanismo de desenvolvimento e correlação anátomo-clínica", uma obra de grande valor para a compreensão em detalhes das doenças do coração.

Jessione de Carvalho Lima, natalense, nasceu em 1938, e formou-se em medicina em 1965. Amigo-irmão, fomos colegas de turma durante os estudos médicos, desde quando mantemos uma grande amizade e um mútuo apreço pessoal, extensivos às nossas famílias. Logo nos primeiros anos da Faculdade, mostrou seu interesse pelos estudos da patologia, e, ao chegar às cadeiras clínicas, detinha-se mais nas explicações dos sinais e sintomas das doenças, fazendo a correlação com a patogenia do processo mórbido. Naquele aluno ávido pela verdade basilar, nascia o futuro patologista, estudioso, meticuloso, e o futuro professor, brilhante, amante da pesquisa e da sagrada missão de ensinar.

Ao concluir o curso médico, Jessione não teve dúvidas, foi fazer Residência Médica em Patologia na Santa Casa do Rio de Janeiro. Quando voltou do Rio, por concurso galgou as funções de Professor do Departamento de Patologia, da então Faculdade de Medicina, para trabalhar ao lado e sob a grande liderança do Professor Getúlio de Oliveira Sales. De 1973 a 1975, fez mestrado na UFPE, na mesma área de estudos, tendo como orientadores os professores Adonis Carvalho e Barros Coelho. Mesmo sem se afastar da sala de aula, exerceu as funções de coordenador do Curso Médico, por cinco anos, e de Diretor do Centro de Ciências da Saúde da UFRN, pelo período de três anos.

O título do livro, "Cardiopatias: mecanismo de desenvolvimento e correlação anátomo-clínica", já define no geral o conteúdo da obra. Disse-me o autor do seu intuito em replicar suas aulas – que as chamo de magistrais – agora postas em obra impressa, a fim de que possam chegar a muitas outras pessoas, em particular aos atuais e futuros profissionais da área da saúde. De uma forma muito lógica e didática, em cada capítulo os leitores irão encontrar a patogenia, isto é, o mecanismo de formação da doença, sob a ação de agentes físicos, químicos ou biológicos, e a fisiopatologia, que explica a clínica – sinais e sintomas – a partir das alterações nos órgãos causadas pela ação dos agentes citados. Além do texto claro e direto, de fácil entendimento, as ilustrações bem feitas e em grande número, todas também nascidas da múltipla inteligência do autor, muito concorrem para a rápida aprendizagem sobre as patologias descritas. É um livro utilíssimo para o estudo das cardiopatias, mediante um modelo e um método que favorecem o prazer de aprender. Afinal, o motivo maior desta obra é contribuir para que se tornem mais capazes quantos exerçam as profissões que cuidam da saúde dos seres humanos.

Jessione de Carvalho Lima, professor no sentido mais significativo da palavra, médico que dignifica a profissão, cidadão íntegro, correto e solidário, amigo sincero e leal, guarda na sua humildade a grandeza das melhores figuras humanas. Coerente, constante nos estudos, perseverante, ele está de parabéns por esta obra que revela uma parte dos méritos de uma pessoa que soube e sabe praticar fecundos compromissos e lemas de vida: o de ser útil e o de fazer sempre o bem.

Excerto do prefácio do livro "Cardiopatias: mecanismo de desenvolvimento e correlação anátomo-clínica".