08 de março: UNI-RN celebra Dia Internacional da Mulher com uma ampla programação - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • 08 de março: UNI-RN celebra Dia Internacional da Mulher com uma ampla programação

06.03.2023

O UNI-RN consagra, no âmbito institucional, o Dia da Mulher como um marco referencial no seu calendário acadêmico. Nesta quarta-feira, 08 de março – Dia Internacional da Mulher, a Instituição dá início a uma ampla programação, que vai durar todo o mês de março, não só para comemorar a data, mas, principalmente, para levantar o debate sobre todas as questões de desigualdade que ainda permeiam as relações de gêneros.

Para este dia, o UNI-RN institui a comenda “Auta de Souza”, que homenagear funcionárias, alunas ou docentes mulheres que, de forma direta ou indireta, deram a sua contribuição para o engrandecimento do centro universitário frente a um ensino acadêmico tido por toda a sociedade potiguar de excelência e, reconhecidamente, pelo MEC como uma educação de qualidade.

A programação prevê, entre outras coisas, rodas de conversa, momentos culturais e de expressão da arte, entrega da comenda e lançamento de livro.

Confira a programação

No dia 14 de março, a egressa do curso de Direito, Isabella Lauar, lança, às 16h30h, no UNI-RN, o seu livro "Nós, Como Elas", uma contextualização das múltiplas formas de violência contra as mulheres no Brasil. Em todo o tempo que cursou a graduação de Direito no UNI-RN, Isabella Lauar teve participação ativa em vários projetos acadêmicos de extensão que propunham o debate sobre as mais diversas questões de gênero e o enfrentamento a violência contra a mulher, entre os quais Chá Civil e Mulher: viver com dignidade. Este é o segundo livro da autora, que já escreveu sobre a "Trilha Evolutiva da Mulher".

Desde 2015, o UNI-RN vem intensificando projetos e ações que visam ao debate sobre o papel da mulher na sociedade e os desafios que o gênero enfrenta até os dias atuais em questões como saúde, trabalho, salários, educação e violência doméstica.

“As instituições acadêmicas têm o papel preponderante de propor o debate sobre os desafios ainda encontrados pela mulher no mundo de hoje, bem como apontar os caminhos e as mudanças para isso. Afinal, são as instituições acadêmicas que formam a sociedade, portanto, não podemos mais aceitar tantas desigualdades”, enfatizou o reitor do UNI-RN, professor Daladier Pessoa Cunha Lima.