A dor de dente pode ter origem muscular? A doutora Delane Gondim, professora da Universidade Federal do Ceará, mostrou que é possível, sim, em sua palestra “Aspectos anatômicos da dor orofacial”, na manhã desta sexta-feira (24), que abriu a série de palestras do IX Encontro de Anatomia do UNI-RN, no auditório do Hotel Parque da Costeira, em Natal.
“É o que chamamos de dor referida, porque o paciente nos diz: ‘a dor é aqui’, mas a sua origem pode estar mais distante”, explica a odontóloga. “Se eu souber o trajeto nervoso, eu consigo identificar a representação sensorial na face”, exemplifica a professora.
Daí, ela enfatiza, a importância do profissional da odontologia conhecer anatomia. Ela ressalta que, muitas vezes, o profissional está tão ligado às técnicas que esquecem o conhecimento básico relacionado às ciências morfológicas.
O IX Encontro de Anatomia foi aberto na noite da quinta-feira, 23, no Hotel Parque da Costeira, em Natal, com presenças do presidente da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte (instituição mantenedora do UNI-RN), Manoel de Medeiros Brito; do reitor do UNI-RN, Daladier Cunha Lima; palestrantes, coordenadores e professores dos cursos da área de saúde da instituição.