“Um Dia Diferente em Minha Escola”: Alunos de Educação Física participam de projeto social da Prefeitura de Natal - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • “Um Dia Diferente em Minha Escola”: Alunos de Educação Física participam de projeto social da Prefeitura de Natal

05.05.2022

Momentos de lazer e práticas esportivas marcaram a manhã desta terça-feira (03) para 80 estudantes do 4° e 5° ano da Escola Municipal Professor Berilo Wanderley. A ação se trata da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Natal e o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), e faz parte de um conjunto de projetos letivos que visam gerar experiências diferentes e contato com práticas corporais para os alunos da Rede Municipal de Ensino. Com o nome “Um Dia Diferente em Minha Escola”, o projeto leva a possibilidade de contato com modalidades esportivas distintas, como natação.

Segundo Israel Vasconcelos Melo, estudante do 5° período do Curso de Educação física da UNI-RN e estagiário na área da natação infantil, as práticas na água favorecem o aprendizado e o desenvolvimento de diversas habilidades nas crianças. “A água tem diversos benefícios como a melhora da saúde. Para a criança, além do desempenho esportivo, ela pode começar em um ramo no esporte ou continuar na própria natação. Além disso, a água é divertida para eles, que estimula a agilidade, o pensamento, o equilíbrio e vários outros fatores que nessa idade são muito importantes. Elas se envolvem, conversam, se divertem e criam novos vínculos”, comentou Israel Vasconcelos, que atua como monitor do projeto.

Para o gestor pedagógico da Escola Municipal Professor Berilo Wanderley, Marcelo Mendonça de Carvalho, a atividade tem um valor sentimental singular, uma vez que se trata de ambientes fora do cotidiano das crianças da escola. “É sempre importante propiciar para as crianças esses momentos diferenciados. Já no trajeto para a UNI-RN, as crianças comentaram sobre a beleza de ambientes para muitos considerados comuns, como as áreas próximas ao Shopping Midway Mall. Algumas delas não se deslocam muito para fora de suas regiões, por isso é bastante enriquecedor em muitos níveis. Percebi uma criança muito eufórica em ir para a piscina, dizendo que ia realizar o sonho da vida dele, que era tomar um banho de piscina. São coisas que podem parecer simples e até com pouco significado para alguns, mas para eles, é uma experiência riquíssima, que é fora de suas rotinas”, disse o diretor.

Sobre o projeto “Um Dia Diferente em Minha Escola”, que retoma este ano com suas atividades, José Wamberg da Silva, chefe do Setor de Cultura, Eventos e Desportos, relatou sobre os processos que prestigiam as escolas municipais com essas práticas e experiência. “As atividades do projeto ocorrem uma vez por mês e contemplam escolas municipais, com prioridade naquelas que não possuem espaço físico para certas atividades, como piscina e uma corrida longa. É um dia diferencial, vemos no rosto deles a alegria em participar dessas atividades. É realmente um dia diferente, em uma estrutura muito completa como essa da Universidade.  Aqui eles interagem e têm contato com muitas práticas e experiências novas”, destacou Wamberg.

Após as vivências prestigiadas, as crianças comentaram sobre as atividades realizadas na manhã e o que mais se divertiram praticando. A exemplo de Thais Silva dos Santos, aluna do 5°ano B, que falou que o que mais gostou de participar foi das práticas na piscina. “Aprendemos várias coisas e brincadeiras, foi muito legal”. Além dela, outra criança que relatou suas experiências foi Ricardo Vinicius da Cruz, matriculado no 4° ano B, que afirmou: “participamos de várias atividades recreativas. Me diverti muito e foi um dia bem legal”, contou Ricardo.

por Secom/Natal