Palavra do Reitor Daladier Pessoa Cunha Lima à comunidade acadêmica UNI-RN - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Palavra do Reitor Daladier Pessoa Cunha Lima à comunidade acadêmica UNI-RN

Palavra do Reitor Daladier Pessoa Cunha Lima à comunidade acadêmica UNI-RN
26.03.2020

Vivemos uma crise global sem precedentes na história recente da humanidade.  De nossa parte, estamos fazendo o máximo possível para resguardar a saúde dos nossos alunos, dos nossos professores e dos nossos colaboradores.  Todos estão conscientes e envolvidos com as medidas adotadas, a fim de harmonizar a proteção coletiva e a continuação do processo ensino-aprendizagem, por meio de métodos adequados ao vigente e recomendado isolamento social.  Quanto à proteção de todos, seguimos, estritamente, as orientações dos organismos mundiais e nacionais de saúde. Quanto à continuação do processo ensino-aprendizagem, amparados em Portaria do MEC, transferimos as aulas presenciais para o Ambiente Virtual de Aprendizagem, uma prática já usada no UNI-RN há mais de 10 anos, e que, agora, ao ser usado em plenitude, mostrou-se hábil e eficaz, pela moderna tecnologia existente, e pela facilidade com que, Coordenadores, Professores e Alunos rápido se adaptaram à nova realidade.

Tão logo cesse a emergência da COVID-19, as aulas presenciais retornarão, estando os nossos alunos com seus conteúdos programáticos atualizados, pois receberam dos seus próprios professores, por um certo tempo, as aulas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem.  Portanto, o UNI-RN não fez suspensão de aulas, porquanto optou por continuar o processo ensino-aprendizagem através de práticas eficientes usadas no AVA.  Nesse momento, o AVA é o nosso campus virtual e os nossos professores estão utilizando diversas tecnologias, tais como:

• Video-conferências
  • Vídeo-aulas
  • Podcast
  • Fóruns de discussão
  • Lives
  • Tarefas de verificação de aprendizagem
  • Chats

Em todos os cursos têm sido criadas alternativas para que a aprendizagem ocorra da melhor maneira possível.  Os alunos também podem acessar o “suporte AVA” para orientações online sobre o uso das tecnologias.  Um plantão de Acolhimento online está disponível, com a participação do Núcleo Psicopedagógico e do Núcleo de Carreiras, para orientações sobre a nova rotina de estudos.

Somos responsáveis por centenas de colaboradores, dos quais dependem muitas outras pessoas, em especial seus entes queridos mais próximos do elo familiar.  Vamos sair dessa grave situação, penosa para todos, com a consciência tranquila de que tudo foi feito para preservar a saúde de forma mais ampla possível, e para manter a qualidade acadêmica do UNI-RN, embora saibamos que os esforços precisam ser redobrados a fim de atingirmos essas metas.

No âmbito geral, peçamos a Deus para trazer logo dias melhores para a humanidade, e, no âmbito do UNI-RN, a Sua proteção à saúde da nossa comunidade acadêmica, bem como para que possamos manter os empregos dos nossos colaboradores. Pedimos também a Deus para iluminar, cada vez mais, nossos professores e alunos para que o processo ensino-aprendizagem seja mantido, sob o manto da qualidade acadêmica, uma condição tão própria do UNI-RN.  Recebam todos, professores, alunos, colaboradores e gestores do UNI-RN, o abraço virtual, cordial e afetuoso do Reitor, nesse instante difícil, que exige, de todos nós serenidade, união, responsabilidade, colaboração, dedicação, criatividade, solidariedade e provas da nossa capacidade para vencer as inesperadas e grandes tribulações da vida.

Muito obrigado.