Outubro Rosa: Clínicas Integradas do UNI-RN promovem mutirão com atendimento gratuito neste sábado (16) - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Outubro Rosa: Clínicas Integradas do UNI-RN promovem mutirão com atendimento gratuito neste sábado (16)

14.10.2021

Neste sábado (16/10), a unidade móvel do Grupo Reviver estará nas Clínicas Integradas do UNI-RN para realizar exames de mamografia, preventivos ginecológicos, ultrassonografia das mamas, bem como consultas com mastologistas, orientação nutricional, fisioterapêutica e psicológica. A ação integra a campanha Outubro Rosa e é realizada em parceria com o Centro Universitário UNI-RN, por meio das Clínicas Integradas.

Serão realizadas 200 consultas, 30 ultrassom, 50 preventivos e 85 mamografias. O atendimento e distribuição das fichas começam a partir das 08h.

Poderão realizar o exame de ultrassonografia mamária pacientes com idade acima de 40 anos, apresentando o cartão do SUS de Natal, a carteira de identidade, CPF e comprovante de residência.

Para as mulheres com menos de 40 anos, é necessário apresentar a solicitação médica para realizar o exame. O resultado será entregue no mesmo local, em até 30 dias, após a realização.

Estatísticas

O câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres do mundo e do Brasil (depois do câncer de pele), e é responsável por cerca de 28% dos novos casos de câncer em mulheres.

Devido aos altos índices da doença e com o objetivo de levar mais esclarecimentos às pessoas, foi criado o Outubro Rosa, em 1997, nos Estados Unidos.

Em Natal, a campanha começou com a Liga Contra o Câncer do Rio Grande do Norte, em 2009, reforçando a importância do autoexame para diagnosticar precocemente o câncer de mama, o que contribui para uma chance elevada de cura.