Novembro cultural - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Novembro cultural

Novembro cultural
06.12.2007

Em Natal, o mês de novembro passado foi pródigo de realizações culturais. Foram lançamentos de livros, exposições de artes, saraus poéticos, recitais, enfim, uma riqueza para o espírito e para amenizar a luta muitas vezes áspera do dia-a-dia. O Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, como sempre faz, enviou convites para vários eventos, a fim de celebrar as artes e as letras do Estado. A Prefeitura realizou o Encontro de Escritores, o qual cumpriu o papel de abrir os meandros dos temas literários ao público, sem preconceitos. Exímio na arte de escrever, o jornalista Agnelo Alves cansou de tanto autografar o livro Crônicas de Outros Tempos e Circunstâncias. Nas orelhas do livro, Carlos Peixoto muito bem define o fio condutor da leitura: política e humanismo. O Conselho Regional de Medicina, por seu Presidente Dr. Rubens Santos, inaugurou as novas instalações do Museu da Medicina. Na ocasião, foi prestada homenagem ao médico Onofre Lopes, CRM-1, pela passagem do centenário de nascimento. A saudação principal coube ao emérito orador Heriberto Bezerra, sempre brilhante em seus discursos. Entre outras solenidades dignas de registro, consta a outorga do título de Doutor Honoris Causa da UFRN ao Professor Bussâmara Neme, da USP,ocorrida no início de dezembro. Esse título é de total justiça, pois o Prof. Neme participou da consolidação da Maternidade E. Januário Cicco como unidade referencial de ensino e pesquisa em toco-ginecologia. Fui apresentado a esse ilustre paulistano pelo Prof. Leide Moraes, grande nome da medicina do nosso Estado. Aguarda-se o livro dedicado à biografia de Leide Moraes, outra obra de valor do escritor-poeta Iaperi Araújo, um dos mais diletos amigos e discípulo do biografado. Uma noite de rara beleza foi a exposição “As Estruturas do Sonho”, da artista plástica Dione Caldas, realizada no Atelier Dorian Gray. Apesar de ser a primeira exposição de Dione, a artista já se mostra à vontade na pintura que “... se particulariza por um expressionismo/abstrato”. As trinta e cinco obras expostas revelam estilo bem-definido e harmonia no uso de formas e cores. A família toda estava muito feliz com o êxito da exposição, em especial o próprio Dorian Gray, pai da artista, e a tia Zaíra Caldas, também uma referência no mundo das artes do Estado. No Palácio da Cultura ocorreu o lançamento do livro Ubirajara Galvão – Trajetória, autoria de Marlene Galvão. O livro é um primor, na forma e na essência. Além de biografia, é fonte de estudos para a arquitetura. Está compatível com a grandeza humana e profissional de quem sempre será visto como um expoente da arquitetura do Rio Grande do Norte. A exposição de telas de Ubirajara e de Marlene representou uma apoteose das artes plásticas. Uma noite belíssima e de muita emoção para quantos compareceram. No último dia do mês de novembro, fui visitar a mostra “Brinquedos Potiguares – identidade e memória”, também no Palácio da Cultura. Trata-se de uma pesquisa que resgata os brinquedos e brincadeiras do passado, mas ainda em uso em algumas regiões do Estado. Merece aplausos o trabalho dos professores do Cefet: Marcus Vinícius, Lesson Fernandes e Tânia Costa. Assim foi novembro, um mês repleto de ótimas opções culturais, haja vista as que foram aqui citadas. De quebra, foi o mês que despertou a floração dos ipês roxos nas dunas do Tirol e que fez surgir, por vários pontos da cidade, o amarelo das craibeiras em flor. Viva Natal!