Honras ao Cardeal Eugenio Sales - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Honras ao Cardeal Eugenio Sales

Honras ao Cardeal Eugenio Sales
08.11.2010

Feliz a terra cujos filhos a engrandecem e a dignificam ao longo do tempo. Felizes a cidade,o estado e o país,que podem dispor de pessoas ilustres,bondosas,altruístas,transformadoras dos seus tempos,arautos das boas novas,disseminadoras do bem. Felizes as gerações que podem conhecer em vida seus líderes ou seus heróis,para deles receber,de forma mais explícita,os exemplos benfazejos.Felizes os segmentos da sociedade,no plano político,religioso,cultural ou outro qualquer,que podem contar com guias autênticos,inspiradores de confiança,artesãos da solidariedade.Felizes a cidade de Acari,o Rio Grande do Norte e o Brasil,por poderem aplaudir,venerar e proclamar todas as honras ao Cardeal Eugenio de Araújo Sales,na passagem do seu nonagéssimo aniversário.Os norte-rio-grandenses,católicos ou não,têm orgulho desse nome.Livre de pecado,esse orgulho é um louvor às virtudes,é expressão espontânea e comunitária,é respeito, consideração e apreço por alguém detentor de tanta grandeza humana. Eugenio de Araújo Sales nasceu em 8 de novembro de 1920,na fazenda Catuana,município de Acari-RN. A Igreja Católica foi fonte de fé cristã para a família,tanto é que,além de Dom Eugenio,um outro filho do casal Celso Dantas Sales e Josefa de Araújo Sales,também tornou-se sacerdote,o Arcebispo Emérito de Natal Dom Heitor de Araújo Sales.Três cidades foram portos seguros das ações eclesiais de Dom Eugênio: Natal,Salvador e Rio de Janeiro. Ordenou-se padre em 1943 e, em 1954, recebeu a sagração de bispo. De Natal foi para Salvador,na condição de Arcebispo e Primaz do Brasil,por decisão do papa Paulo VI. Em 1969,ascendeu a Cardeal,quando foi nomeado Arcebispo do Rio de Janeiro,função que exerceu por mais de vinte anos,até a renúncia compulsória. No entanto ,permanece naquela cidade,como Arcebispo Emérito, a prestar valiosos serviços ao catolicismo do Brasil e do mundo,no dia a dia e nos diversos cargos do Vaticano,nas congregações,nos conselhos e em várias comissões. Amigo pessoal de João Paulo II, o Cardeal Eugênio Sales recebeu o papa por três vezes no Brasil.Em 1991,natal teve o privilégio de ser o ponto de início da peregrinação papal pelo país. Aqui,João Paulo II celebrou a missa de encerramento do XII Congresso Eucarístico Nacional.A vinda do Santo Padre a Natal contou com o trabalho diligente da Cúria Metropolitana,mas deve-se reconhecer que o prestígio do Cardeal Eugênio de Araújo Sales foi decisivo para que se efetivasse esse fato histórico para o Rio Grande do Norte. Não há como dissertar neste espaço sobre a notável jornada social e evangélica de Dom Eugênio Sales,por onde passou e ao longo de uma vida tão repleta de ações de promoção e valorização do ser humano,tanto no âmbito dos direitos fundamentais quanto na dimensão espiritual.Apenas para relembrar seu primevo traballho apostolar,citamos o “Movimento de Natal”, que reunia várias atividades sociais,inclusive as pioneiras Escolas Radiofônicas(MEB).Essa prática da Igreja de Natal espalhou-se pelo Brasil.Em outras funções, foi um dos criadores das Comunidades Eclesiais de Base e da Campanha da Fraternidade.Sua missão sacerdotal dispensa rótulos,pois se alinha com os valores da Igreja,a qual não precisa se amparar em sistemas políticos ou ideologias a fim de promover a libertação do homem. Sua palavra foi sempre de suprema defesa da dignidade humana,segundo os preceitos do concílio Vaticano II e do Pontificado de João Paulo II, desde a primeira encíclica papal”Redemptor Hominis”.Culto,pensador e escritor cristão de renome,colaborador e articulista de vários jornais, é autor de livros,entre os quais “A voz do Pastor” e Viver a fé em um mundo a construir”.Agradeçamos a Deus pelo exemplo de vida do Cardeal Eugênio de Araújo Sales,um dos maiores líderes religiosos do país em todos os tempos.