Enfermagem do UNI-RN soma-se à Casa Durval Paiva para capacitar enfermeirandos na detecção precoce do câncer infanto-juvenil - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Enfermagem do UNI-RN soma-se à Casa Durval Paiva para capacitar enfermeirandos na detecção precoce do câncer infanto-juvenil

08.11.2021

O UNI-RN soma-se à Casa Durval Paiva e à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no trabalho de capacitação de enfermeirandos para a detecção precoce do câncer infanto-juvenil.

“É uma parceria importante para que os nossos alunos estejam aptos a identificar, nos serviços de saúde, seja atuando como enfermeiros ou enfermeirandos, os primeiros sinais e sintomas para a detecção precoce do câncer infanto-juvenil. Contemplar essa especificidade do conhecimento é um diferencial na formação do nosso aluno”, ressalta a professora Juliana Souza, coordenadora do curso de Enfermagem do UNI-RN.

Ela destaca, ainda, que a temática é pouco explorada nos cursos de graduação em Enfermagem, “mas é de extrema relevância para a prática clínica”, tendo em vista que os números epidemiológicos do câncer infantil continuam em crescimento.

De acordo com Juliana Souza, o convite para integrar a parceria junto à Casa Durval Paiva e à UFRN, foi formulado à coordenação do curso de Enfermagem do UNI-RN pela  enfermeira e coordenadora de diagnóstico precoce da Casa Durval Paiva, Rilvana Campos Câmara.

“O que nos deixa muito honrados, porque conhecemos o excelente trabalho de Rilvânia Campos, bem como o da Casa Durval Paiva, nessa área e o seu compromisso, ética e seriedade em prol de uma ação de saúde pública voltada à promoção da melhoria na qualidade de vida, e até mesmo a cura, de um público-alvo muito frágil”, enfatiza Juliana Souza.