Dia do Pau-brasil: UNI-RN tem plantio de novas mudas da espécie - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Dia do Pau-brasil: UNI-RN tem plantio de novas mudas da espécie

Dia do Pau-brasil: UNI-RN tem plantio de novas mudas da espécie
04.05.2022

Espécie que deu origem ao gentílico “brasileiro”, o pau-brasil é uma das espécies mais cultivadas no Centro Universitário. Desde 2018 vem ocorrendo plantio de mudas no âmbito da Instituição, com exceção do ano de 2020, por conta da pandemia da Covid-19.

A ação, alusiva ao Dia do Pau-brasil – 3 de maio – , é coordenada por Mariana Nunes, gestora do Núcleo de Gestão e Educação Ambiental: UNI-RN sustentável.

Nesta quarta-feira, 4 de maio, três novas mudas de pau-brasil foram plantadas na Instituição. O reitor do UNI-RN, professor Daladier Pessoa Cunha Lima, e funcionários do Centro Universitário participam da ação.

O pau-brasil é uma espécie de crescimento longo. Leva, em média, 30 anos para se tornar uma árvore adulta. Foi produto e símbolo de um ciclo econômico dos mais relevantes país no período da colonização portuguesa, tendo sido, inclusive, alvo da cobiça e espoliação da Coroa Portuguesa pelo seu grande valor mercantil.

pau-brasil é uma árvore nativa da Mata Atlântica que era encontrada em abundância no litoral brasileiro no começo do século XVI. Hoje, encontra-se, também, em muitas áreas do UNI-RN. Pelo seu valor histórico e afetivo para o país, o pau-brasil merece toda nossa reverência.