“Commendation” - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Núcleos

“Commendation”

O programa de internacionalização do UNI-RN contempla um eficaz intercâmbio com o Mt. San Antonio College, da cidade Walnut, situada na Califórnia, no condado de Los Angeles, Estados Unidos. Desde 2012, cerca de 120 alunos, sob a coordenação de um professor, já fizeram visitas de estudos de forma bilateral nas duas instituições parceiras. Por parte do UNI-RN, coordena as ações o Professor André Davim, da disciplina de Anatomia Humana, e a Professora Carmen Rexach, do Mt. San Antonio College, exerce iguais tarefas junto à instituição americana.  A área da saúde é o fulcro do intercâmbio, em especial no tocante à pesquisa e ao ensino da anatomia humana, pois o uso de cadáveres nesse mister persiste como uma prática, tanto no UNI-RN quanto no Mt. San Antonio College, sem prescindir das peças sintéticas e dos meios eletrônicos próprios da disciplina. Os dois mestres obrigam-se a ministrar palestras com temas abrangentes da área da saúde, durante as visitas que fazem dentro do acordo de cooperação acadêmica.

Na sua mais recente vinda a Natal, em setembro próximo passado, ao final da brilhante palestra que proferiu no auditório do UNI-RN sobre Transplante de Órgãos, a Professora Carmem Rexach entregou ao Reitor do UNI-RN um bonito e expressivo documento, sob o título de COMMENDATION, concedido ao Centro Universitário do Rio Grande do Norte – UNI-RN por aquela urbe norte-americana – Walnut city. O documento está assinado pelo Prefeito, senhor Andrew Rodriguez, do Vice-Prefeito, Robert Pacheco, e por mais três membros do Conselho da cidade.  “Commendation” é uma honraria ou louvor dirigido a pessoas ou a entidades como reconhecimento por algo realizado e que merece aplausos e elogios.

Antes das assinaturas, o documento da cidade de Walnut ressalta sete motivos para a concessão desse louvor à instituição da qual tenho a honra de ser o mentor e o Reitor. Diz que o intercâmbio começou em 2012 e que, nesse período, muitos alunos do College vieram ao Brasil para estudos das ciências anatômicas, além de outras atividades na área da saúde.  Faz referência a visitas a locais históricos, hospitais, bem como à ênfase ao intercâmbio cultural propiciado aos estudantes.  Considera que a cidade de Walnut está orgulhosa do College e de seus mestres por proporcionarem a oportunidade aos estudantes de se envolverem em vivências interculturais. Por fim, o documento faz alusão aos residentes e à própria comunidade local que se regozijam por esse intercâmbio científico e cultural entre as duas instituições; agradece ao UNI-RN por receber os estudantes da cidade de Walnut e por ajudá-los na busca de novos saberes e de mais ampla compreensão global.

Daladier Pessoa Cunha Lima

Reitor do UNI-RN