Balanço: Núcleo de Extensão divulga relatório de atividades realizadas em 2021.1 - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Balanço: Núcleo de Extensão divulga relatório de atividades realizadas em 2021.1

28.07.2021

Com um ano letivo atípico, ainda em razão da pandemia da Covid-19, os eventos de extensão do UNI-RN realizados no primeiro semestre de 2021 permaneceram de forma virtual, a exemplo do que ocorreu em, praticamente, no decorrer de 2020, mas não menos importantes.

De acordo com o Relatório de Atividades de Extensão referente ao 1º semestre de 2021 e divulgado pelo Núcleo de Extensão do UNI-RN, coordenado pela professora Mariana Nunes, foram realizados no período 31 projetos, 71 webinars (via Youtube/Google Meet) e seis lives.

O resultado dessa combinação atingiu um público de 3.077 espectadores/visualizações, envolveu 346 alunos e outras 64 pessoas, entre professores/funcionários.

No quantitativo de projetos, o curso de Psicologia foi o que mais realizou o maior número de eventos: 13 no total.

“A pandemia trouxe um isolamento social que gerou certa ansiedade para muitas pessoas, que, de repente, viram sua rotina de vida completamente modificada. Nesse cenário, a Psicologia foi essencial para trazer um pouco de compreensão do momento que estávamos vivendo. Por isso, tantos eventos nessa área”,  avalia Mariana Nunes.

Para a coordenadora do curso de Psicologia, Adriana Coura, o desafio de gerar atividades práticas, mesmo online, num ano extremamente difícil, foi necessário para gerar engajamento, aprendizado e motivação não só para o alunado, mas também para os docentes. “Essas atividades, realizadas em meio a tantos desafios, mostram-nos o poder que a Psicologia tem de fazer algo pelo outro, ainda que de forma remota. E a psicologia é autotransformadora”, disse.

Nas áreas temáticas, o eixo Educação/Cidadania foi o tema mais abordado. Este eixo foi a temática abordada em, pelo menos, 21 projetos realizados, seguida da área de Direitos Humanos e Justiça, que norteou os debates em 15 eventos. Já o eixo Trabalho e Renda gerou a temática em 10 eventos.