Arquitetura e Felicidade - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Arquitetura e Felicidade

Arquitetura e Felicidade
11.08.2011

*Excerto do discurso lido em 23/07/2011, na inauguração da nova Sede Administrativa da FARN. A arquitetura, no geral, traduz uma identidade, seja individual, seja de grupos humanos, ou de uma organização, e até de uma cidade ou de civilizações. Esta bela Sede Administrativa da FARN é a cara de uma Instituição que tem apenas 12 anos, compõe a sua identidade, é parte da sua história e da sua cultura, na qual se inserem os atores do dia a dia, do tempo presente e do tempo passado, estudantes, funcionários, professores e administradores. Inaugurada no dia em que a entidade mantenedora, a Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, completa um século de vida, representa também um símbolo da evolução institucional, embora essa evolução seja mais evidente quando se olha para os dados avaliativos da qualidade dos serviços educacionais aqui oferecidos. O homem está sempre a buscar melhores formas para o mundo material que o cerca, mormente quando existe um processo psicológico otimista e entusiasta, em torno de uma missão bem definida. Unir a beleza das formas com a praticidade das funções é a maneira mais correta de contentar os usuários de diversos ambientes físicos. No entanto, Alain de Botton, grande escritor suíço da atualidade, em seu livro "A Arquitetura da Felicidade", adverte: "Enquanto um prédio bonito pode ocasionalmente exaltar um estado de espírito em ascensão, haverá momentos em que o local mais agradável do mundo não conseguirá expulsar a nossa tristeza ou misantropia." O livro "A Arquitetura da Felicidade" revela que talvez tenhamos de estar um pouco tristes para que os prédios possam nos emocionar de verdade. Neste momento de tanta significação para mim, para a Faculdade, e para a Liga de Ensino, está bem viva na lembrança a figura da Professora Noilde Ramalho, a quem rendo o maior preito de gratidão pelo apoio total para o início da construção deste prédio, cerca de um ano atrás, como sempre apoiou as diversas ações e metas da FARN. Há de se pensar o quanto estaria feliz aqui, nesta hora, mas, lá do céu, ela nos ouve e nos olha sorrindo. Saudades e todo o louvor para a Professora Margarida Cabral Morgantini. Há poucos dias, ela visitou estas salas e deu sugestões para torná-las mais bonitas. Mas a ED e o HC, que fraternalmente se unem à FARN para comporem o Complexo de Ensino Noilde Ramalho, continuam sob a orientação segura da Diretora Angela Maria Guerra Fonseca. No transcurso deste Centenário, saúdo a Liga de Ensino do Rio Grande do Norte, em especial os integrantes do Conselho Diretor, sob a ilustre Presidência do Dr. Manoel de Medeiros Brito. O Conselho e a Presidência honram o passado, com tantos eminentes antecessores - desde Henrique Castriciano -, e o presente, na maestria de uma eficaz e digna gestão. Agradeço a toda a comunidade acadêmica, à equipe dirigente, aos coordenadores de curso, aos professores, funcionários e alunos, pela efetiva participação, sobretudo na construção do edifício educacional, o edifício mais importante, que assegura à FARN, ainda tão jovem, um lugar bem alto no cenário nacional, no tocante à qualidade acadêmica. Reporto-me a todos os operários, herois humildes de labores pouco lembrados, para agradecer a quantos participaram com suas tarefas para que este prédio viesse a compor a bela paisagem deste campus. Lembro-me das poucas árvores que, antes da construção, tivemos de cortar ou transplantar, lembro-me da formosa craibeira que tentamos remover, sob cuja fronde eu passava quase todos os dias, a caminho da minha sala de trabalho: não consigo e não pretendo esquecê-las. E para homenagear nossa mãe natureza, termino com o pensamento de Alain de Botton: "Devemos aos campos que nossas casas não sejam inferiores à terra virgem que substituíram. Devemos aos vermes e às árvores que os prédios com os quais os cobrimos sejam promessas dos mais altos e inteligentes tipos de felicidade".