Alunos e docente de Enfermagem têm artigo publicado em revista internacional - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Alunos e docente de Enfermagem têm artigo publicado em revista internacional

Alunos e docente de Enfermagem têm artigo publicado em revista internacional
16.11.2021

Os alunos de Enfermagem do UNI-RN, Luiza de Araújo Macêdo e Luís da Silva, publicaram o artigo titulado de “Consequências e implicações da doença coronavírus (Covid-19) na gravidez e recém-nascidos: uma revisão sistemática abrangente e meta-análise” na revista da Federação Internacional de Ginecologia e Obstetrícia.

A pesquisa, que teve como objetivo esclarecer as características clínicas da Covid-19 e analisar a morbimortalidade materno-fetal em pacientes grávidas, contou também com a autoria do professor de Enfermagem do UNI-RN, doutor Kleyton Medeiros e de colaboradores da pós-graduação em Ciências da Saúde da UFRN.

Na análise, foram observadas 10 047 mulheres grávidas com Covid-19. Os sintomas mais comuns foram febre, tosse, dor no peito, dispneia e fadiga. Além disso, a pesquisa demostrou que a maioria dos recém-nascidos nasceram prematuros e por via cesariana; pois apresentavam sofrimento fetal e baixo peso ao nascer.

Entre os resultados obtidos, foi possível concluir que não havia evidência forte de Covid-19 na placenta, no leite materno, no cordão umbilical e no líquido amniótico.

Confira o artigo na íntegra aqui.