20 anos do UNI-RN/FARN - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Núcleos

20 anos do UNI-RN/FARN

Tudo começou em fevereiro de 1997. Por acaso, encontro-me com Noilde Ramalho – diretora da Escola Doméstica de Natal – e ela me pergunta se eu estava disposto a transformar uma ideia sua em realidade, em resumo, implantar o ensino superior no âmbito da Liga de Ensino do Rio Grande do Norte. É preciso relembrar que a Liga de Ensino do RN – entidade educacional sem fins lucrativos – fora fundada em 1911, pelo poeta e escritor Henrique Castriciano, no afã de desenvolver a educação feminina no nosso Estado, cujo projeto se efetivou três anos depois, com a criação da Escola Doméstica. A própria Liga, em 1987, pelas mãos de Noilde Ramalho, inaugurou um colégio misto, o Complexo Educacional Henrique Castriciano.  Em seguida, no final do século passado, havia uma nova e ousada meta a alcançar, a fim de que, além do ensino infantil e básico, a instituição galgasse o patamar da oferta dos cursos de graduação e de pós-graduação.

É claro, aceitei aquele convite que recebi nos albores de 1997. Afora todo o entusiasmo de continuar a ser útil na área educacional, trazia comigo uma longa experiência na gestão do ensino superior, após tantos anos na UFRN, onde exerci, entre outras, as funções de Diretor de Centro, de Pró-Reitor, de Vice-Reitor e de Reitor. Senti-me à vontade, até pela afinidade entre os princípios da Liga de Ensino do RN e os ditames da minha consciência face à visão da vida e do mundo. A portaria de criação da FARN tem data de 28 de abril de 1997, assinada pelo então Presidente da Liga de Ensino, Professor Osório Bezerra Dantas. No intuito de compor comigo o grupo formador do projeto da FARN, convidei alguns amigos e participantes da gestão na qual exerci o cargo de Reitor da UFRN. Sem retoques, o projeto foi aprovado pelo MEC, e, em 25 de fevereiro de 1999, ocorreu a sessão magna de instalação da Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte - FARN, com a presença das mais altas autoridades do Estado.

Em janeiro de 2012, a FARN se transformou no Centro Universitário do Rio Grande do Norte – UNI-RN, credenciado pelo MEC. Ao longo desses 20 anos, sob a égide da Liga de Ensino e com apoio do seu presidente, Dr. Manoel de Medeiros Brito, a instituição se consolidou, avançou em novas tecnologias, cresceu em números e manteve sua vocação de nascença, ao ter a qualidade em primeiro lugar.  Hoje, são 14 cursos de graduação, cerca de 30 de pós, foram perto de 7.000 diplomas de formação superior emitidos e quase 4000 certificados de pós-graduação, para orgulho desses felizes e distintos egressos. Todo o êxito se deve a um constante trabalho em equipe, a envolver gestores, docentes, colaboradores e alunos. Com perseverança e obstinação, sem vaidades fúteis  e sem arrogância, mas com amor à educação e respeito à ética, a serviço da ciência e da cultura, o UNI-RN celebrou, a 25 de fevereiro de 2019, 20 anos de pleno sucesso no ensino superior do Estado.

Além de outros momentos festivos, a Câmara Municipal de Natal prestou significativa homenagem ao Centro Universitário do Rio Grande do Norte, alusiva à data. Registro a gratidão do UNI-RN à Casa do Povo da cidade de Natal, com ênfase ao vereador Kleber Fernandes, ex-aluno da Instituição e autor da proposta.

Daladier Pessoa Cunha Lima

Reitor do UNI-RN