15ª edição da UNISIM começa nesta sexta-feira (27). Confira o depoimentos de ex-membros da Simulação - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Home
  • Institucional
  • 15ª edição da UNISIM começa nesta sexta-feira (27). Confira o depoimentos de ex-membros da Simulação

Notícias

15ª edição da UNISIM começa nesta sexta-feira (27). Confira o depoimentos de ex-membros da Simulação
26.08.2021

A Simulação Inter Mundi faz 15 anos. O evento será realizado nesta sexta (27) e sábado (28) e ocorrerá de forma on-line, via Google Meet.

Nesta edição comemorativa, a UNISIM irá simular o caso de Jeffrey Dahmer, nos Estados Unidos, e os respectivos projetos de lei: PEC 215/2000, que trata sobre a demarcação das terras indígenas, e PL 3722/2012, que dispõe sobre a revogação do Estatuto do Desarmamento, no comitê Câmara dos Deputados.

Confira abaixo depoimentos de ex-membros do projeto reafirmando a importância da UNISIM para uma formação acadêmica de qualidade.

Morgana Cadó - fundadora do Comitê de Imprensa (9ª e 10ª edições)


A UniSim foi responsável pelo meu primeiro contato com simulações de organismos internacionais. Durante os anos de 2015 e 2016 tive a oportunidade de participar do projeto e consolidar meus conhecimentos sobre direito internacional e, principalmente, sobre o funcionamento da ONU. Além disso, fui convidada para fundar o Comitê Internacional de Imprensa. Este foi um dos maiores desafios e, ao mesmo tempo, um dos momentos mais gratificantes que vivi no projeto.  A Imprensa me permitiu aproximar o staff e o público externo, compartilhando com a comunidade em geral os bastidores da simulação e toda a nossa dedicação ao evento. O projeto ampliou minha capacidade de trabalhar em grupo, me possibilitou vivenciar uma troca constante de conhecimentos com outros participantes e me proporcionou aprendizados para além da vida acadêmica. A UniSim foi um momento único durante a minha graduação, poder celebrar seus 15 anos é um momento ímpar!

Maria Clara Dantas (10ª, 11ª e 12ª edições) 


Participei da UniSim pela primeira vez no ano de 2015 em razão de um convite despretensioso de um amigo. Após aquela experiência, a simulação se tornou a atividade acadêmica mais esperada durante os nossos anos no curso de Direito. Durante esse período tive a oportunidade de participar e trabalhar em diversos grupos, mas sem dúvidas o que mais marcou a minha trajetória no projeto foi a organização do Banco Mundial, comitê inédito criado para debater questões sobre igualdade de gênero e a crise dos refugiados. No último ano de curso o estudo para o Exame da Ordem não permitiu a minha participação no projeto, mas ainda assim reservei um fim de semana para ajudar na organização dos dias de simulação. Daquela vez o meu amigo liderava com maestria todo o grupo como Secretário Geral do projeto. Quando vimos todo o novo staff empenhado em fazer tudo acontecer, sentimos o mesmo calor no coração de quando participamos da nossa primeira simulação. Mais do que uma simples atividade acadêmica, a UniSim abriu portas para o exercício da oratória, do debate, da diversidade e da empatia. Trago comigo em qualquer experiência profissional todas as lições que aprendi no projeto.

Thiago Reis (7ª, 8ª, 9ª e 10ª edições)


Muito mais do que um mero projeto de extensão, a UniSim é um meio de inserção nas mais diversas áreas do conhecimento. Você não aprende só Direito Internacional ou Relações Internacionais. Há também desenvolvimento de oratória, capacidade de gestão, e até mesmo do desenvolvimento de relações interpessoais. Particularmente, a UniSim me inseriu na vida acadêmica de uma maneira que nunca pensei, abrindo um leque de oportunidades, nas mais diversas áreas, e refletindo também nas outras vertentes da minha vida. Foram 4 anos de trabalho. Vi um projeto pequeno, de apenas 17 membros, em 2013, se tornar, aos poucos, no maior projeto da faculdade. A cada edição, me era conferida uma função diferente, e em cada uma delas, tenho lembrança de bons momentos vividos. Mesmo com alguns anos de formado, sempre me lembro com saudosismo daqueles momentos mágicos, que eram sempre arraigados de muito amor pelo projeto.

Luma Fernandes (7ª, 10ª e 13ª edições)


A primeira vez que ouvi falar deste projeto, ele ainda se chamava FarnSim, no ano de 2011. Neste momento inicial, me interessei mas não o suficiente para me envolver com a atividade. Em 2013, já sob o nome de UniSim, participei pela primeira vez da simulação e tão logo me apaixonei pelo clima do ambiente e comecei a trabalhar pelo projeto. A UniSim me ensinou muito mais do que especificamente sobre os temas abordados nos comitês, mas me ensinou a lidar com diferentes pessoas, com diferentes realidades e vivências, além de me dar uma ampla visão na organização de um evento e como lidar com a resolução de conflitos inesperados de forma ágil e satisfatória. As relações que criamos dentro da UniSim florescem de forma que até hoje tenho amizades que iniciaram dentro do projeto ao qual nos dedicamos com tanto carinho. Quando me perguntavam sobre a UniSim, sempre respondi que eu fiquei para trabalhar no projeto por tantos anos por amor. Por amor ao projeto em si, ao conhecimento que ele nos proporciona, aos laços que criamos e a quem nos tornamos enquanto crescemos com nossos amigos. Agradeço à UniSim não apenas por ter sido extremamente importante para a minha vida pessoal e profissional mas também agradeço por ter sido o motivo principal das minhas melhores memórias durante a faculdade.


VOLTAR
Whatsapp

Utilizamos cookies para assegurar que lhe fornecemos a melhor experiência na nossa página web.

Política de Privacidade Ver opções