As ações desenvolvidas por estudantes do curso de Fisioterapia do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) em comunidades onde são realizadas as prática do estágio curricular podem ser conferidas por toda a comunidade acadêmica. Os alunos realizada a Mostra de Trabalhos do Estágio Curricular de Atenção Básica, nesta segunda-feira (10), no átrio central, contendo banners sobre os cenários de prática.
Duas turmas, formadas pelos 28 estudantes, montaram a exposição, que teve orientação dos professores Angelo Augusto, Catharinne Angélica, Larissa Bastos, Tatiane Alves e Valeska Souza. O trabalho também resultou em relatório, que é uma espécie de diário de campo contendo o impacto das atividades no aprendizado. O trabalho vem sendo desenvolvido há três anos e essa é a primeira vez que os resultados são apresentados.
O projeto trabalha com as mesmas famílias há três anos. As turmas avaliam não só pacientes, como também as famílias para que as intervenções sejam feitas a partir dos problemas que cada caso apresenta. É um trabalho focado em toda a estrutura familiar, em que os alunos encaminham os casos aos órgãos responsáveis quando o problema vai além da área da saúde.
As ações foram realizadas nos bairros de Soledade II e Mãe Luíza em instituições de longa permanência, evidenciando a saúde do idoso e suas reinserções sociais. Tendo uma unidade básica de saúde como referência, na Zona Norte de Natal, os alunos vivenciam a articulação de suas ações com membros da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e a intersetoriaridade nas ações em saúde.
As atividades incluem promoção e prevenção na infância e adolescência, com inserção em escolas da rede pública e centros municipais de educação infantil; cuidados em saúde do trabalhador para professores da rede estadual; grupos específicos para portadores de diabetes e hipertensão arterial; educação permanente para membros da ESF, além de visitas e atendimentos domiciliares focados na família.