Quais os prejuízos do uso excessivo de salto alto na ocorrência de dores no joelho? Basicamente isso acontece devido aos desequilíbrios musculares nos membros inferiores, onde a musculatura posterior das coxas e pernas se encurtam e aumentam a pressão da patela sobre o fêmur.
Esse foi um dos temas abordados pelo professor MSc. Robson Alves na palestra “Alterações Anatômicas da Patela na dor anterior do joelho”, que abriu a tarde de palestras nesta sexta-feira, 11 de maio, no VI Encontro de Anatomia do UNI-RN.
As dores nessa área do joelho têm diferentes causas e afetam principalmente as mulheres. “Deslocamento da patela e fragilidade da musculatura extensora do joelho, por exemplo, podem levar às dores, que começam difusas e com o tempo, vão se tornando mais agudas e específicas em uma área”, comentou o professor. É mais comum sentir este tipo de dor na patela ao subir e descer escadas. O tipo da pisada, segundo o especialista, pode interferir na ocorrência de dor na patela. “O pé plano, anatomicamente diferente do cavo e do pé normal, pode influenciar, pois aumenta a incidência de joelhos em "X" (valgo) e consequentemente a dor na região anterior do joelho.
No que diz respeito ao tratamento, é preciso uma avaliação criteriosa, desde o pé até o quadril, para saber a causa da dor. “Clinicamente a história do paciente já leva ao diagnóstico”, antecipou. O tratamento consiste no trabalho de reequilíbrio da musculatura, alongando os músculos posteriores da coxa e fortalecendo a musculatura fraca (ex.: vasto medial e glúteo médio). “A compressa de gelo, com a perna elevada, também ajuda a aliviar a dor porque diminui o metabolismo”.