20.08.2021

EDUCAR PARA A PAZ - MP OFERECE FORMAÇÃO GRATUITA

OPORTUNIDADE PARA RECEBER FORMAÇÃO GRATUITA

Segue abaixo o link de inscrição a ser divulgado:

O link exclusivo: https://doity.com.br/cem-riograndedonorte
Ao realizar a inscrição as pessoas precisam colocar o código JRRN

O MPRN firmou uma parceria com Governo do Estado do RN, a Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) e o Instituto Terre des Hommes para desenvolver um Programa de Formação em Justiça Restaurativa e Círculos de Construção de Paz para Ambientes Escolares.

A Justiça Restaurativa é uma abordagem fundada em princípios e valores da cultura de paz e da não violência, e tem lugar através de encontros conduzidos por facilitadores que aplicam metodologias estruturadas de diálogo, dentre as quais os Círculos de Paz.

Os Círculos de Paz são uma das metodologias mais difundidas no mundo dentre as práticas da Justiça Restaurativa. Caracterizada pela sua versatilidade, essa metodologia pode ser aplicada em diversos ambientes e contextos, sendo destinada também a qualificar as relações em comunidades escolares.

Tendo por base o diálogo e por foco os relacionamentos, os Círculos se afiguram como um poderoso instrumental de pedagogia ativa, capaz de transformar interações do cotidiano da convivência escolar em ricas oportunidades para a aprendizagem vivencial de valores e para o desenvolvimento de habilidades socioemocionais, educando para as dimensões do SER e do CONVIVER.

Essa parceria insterinstitucional busca difundir a filosofia da Justiça Restaurativa e a prática dos Círculos de Paz nas comunidades escolares de todo o Estado do Rio Grande do Norte, por meio de um programa de formação.

A formação está dividida em dois módulos e está baseada no Manual Círculos em Movimento - Construindo uma comunidade escolar restaurativa, das internacionalmente reconhecidas autoras Kay Pranis e Carolyn Boyes Watson. A iniciativa é também um convite ao aprofundamento das reflexões e experiências por aqueles que já atuam como facilitadores de Círculos de Paz.

O Programa de Formação é uma das ações do Projeto Círculos em Movimento, uma iniciativa da Escola da Magistratura da AJURIS (Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul) e do Instituto Terre des hommes Brasil, tendo como parceiros apoiadores o SESI e a Unesco / Criança Esperança.

INSCRIÇÕES E MAIS INFORMAÇÕES:  ceaf@mprn.mp.br
Segue abaixo o link de inscrição a ser divulgado:

O link exclusivo: https://doity.com.br/cem-riograndedonorte
Ao realizar a inscrição as pessoas precisam colocar o código JRRN

Agende seu atendimento

Entre também em contato através do telefone (84) 3215-2970 | 3026-4003
Horários de atendimentos: Segunda à Sexta das 8:00 - 11:30 e das 17:30 - 21:00, mediante agendamento.