A egressa Geanine Carlos de Almeida, do curso de Psicologia do Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN), foi aprovada na residência em Saúde Mental Coletiva, vinculada a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE).
“O meu interesse por essa área surgiu da preocupação com a coletividade, com a saúde mental da comunidade e, no âmbito do SUS, com aqueles que mais necessitam”, afirma Geanine. Para ela, atuar nessa esfera vai além do atendimento individual, sendo uma oportunidade de contribuir para o bem-estar social e ampliar o acesso à assistência psicológica dentro do sistema público. Aprovada na residência, ela vê essa etapa como um passo essencial para aprofundar seus conhecimentos e atuar de forma mais qualificada no cuidado com a população em situação de vulnerabilidade.
Focada em saúde mental no momento, a profissional comenta que pretende aprofundar, ainda, os conhecimentos em relação a Gestalt-terapia, após a residência. O termo se refere a uma abordagem da psicologia que foca na consciência do presente, na responsabilização individual e na relação com o ambiente. Criada na década de 1950, busca promover o autoconhecimento e o desenvolvimento pessoal por meio da experiência direta.
Sobre os maiores desafios a serem enfrentados, Geanine menciona a rotina agitada. “Certamente é conciliar os estudos e o trabalho na residência, que é uma formação em serviço e tem uma carga horária muito extensa. A questão de se manter comprometida diante das horas de trabalho extenuante com certeza será um desafio”, conta.
A egressa rememora a formação que o UNI-RN a proporcionou na jornada enquanto graduanda. “Forneceu muito conhecimento. Também existiu o incentivo dos professores para que eu buscasse ir além do que é dado em sala de aula. Isso foi importante para alcançar conquistas para além da graduação”, diz.
Geanine lembra com carinho e gratidão dos docentes do curso de Psicologia. “Todos os professores do UNI-RN são comprometidos e excelentes no que fazem. Porém, a sensibilidade e a maneira de transmitir conhecimento com afeto da professora Narjara Medeiros me marcou bastante. Também não poderia deixar de citar meu supervisor de estágio, professor Eudes Alencar, que trouxe sua experiência sempre construtiva nas supervisões dos casos abordados”, reconhece.
Saiba mais sobre o curso de Psicologia do UNI-RN. Consulte condições pelo WhatsApp: (84) 3215-2917.