RESPONSABILIDADE SOCIAL - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Núcleos

RESPONSABILIDADE SOCIAL

APRESENTAÇÃO

A responsabilidade social tem um importante papel no contexto das Instituições de Ensino Superior (IES), pois constitui um espaço de formação acadêmica, profissional, de produção do conhecimento, sendo também um ambiente de construção da cidadania. Objetiva promover o desenvolvimento orientado por práticas éticas, humanísticas, democráticas e ambientalmente sustentáveis.

O UNI-RN, neste contexto, desenvolve a formação de profissionais fundamentada no conhecimento (científico, tecnológico, humanístico, social, cultural e artístico), na formação cidadã articulada às necessidades local, regional, nacional e mundial. Nesse processo, as funções sociais do ensino, pesquisa e extensão são operacionalizadas a partir de uma gestão universitária socialmente responsável.

Em síntese, a responsabilidade social reflete-se no compromisso que o UNI-RN assume por meio de ações que visam:

• Gestão democrática e transparente, com uma orientação ética nos processos e atividades da organização;
  • Gestão socialmente responsável das pessoas e das relações;
  • Construção de um campus ambientalmente responsável, seguro e saudável;
  • Respeito pelos direitos humanos e pelas políticas de inclusão social;
  • Políticas de acesso à IES justas, transparentes e equitativas;
  • Estratégias de comunicação e marketing socialmente responsáveis;
  • Formação de cidadãos socialmente responsáveis;
  • Gestão socialmente responsável da produção e difusão do conhecimento;
  • Participação social na comunidade.

Estas ações são desenvolvidas através das seguintes unidades acadêmico-administrativas: