Análise Estrutural do Estádio Dinarte Mariz - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • Núcleos

Análise Estrutural do Estádio Dinarte Mariz

ANÁLISE ESTRUTURAL DO ESTÁDIO DINARTE MARIZ

1-INTRODUÇÃO

O Estádio Dinarte Mariz, localizado na cidade de Caicó- Rio Grande do Norte, em toda a sua existência nunca passou por nenhuma intervenção de reparo em suas estruturas.O  Estádio apresenta grande corrosão de armaduras em pilares,vigas,lajes e arquibancadas, bem como, infiltrações generalizadas por falta de drenagem apropriada e inexistência de impermeabilização dentre outras patologias. Esta corrosão existente nas armaduras se deve principalmente ao pequeno recobrimento das armaduras e uma elevada porosidade do concreto. O Estádio Dinarte Mariz tem capacidade para 10.000 pessoas, sendo o quarto maior estádio do Rio Grande do Norte, sendo sua estrutura composta de pilares, lajes e vigas de concreto armado, e arquibancadas de alvenaria com armaduras na parte inferior. Os seus pilares principais foram construídos seguindo o projeto estrutural do estádio, que previa a construção de uma marquise de um lado do estádio , onde se destinaria parte da arquibancada para as cabines de rádio. E o outro lado seria composto só de arquibancadas. Entretanto durante sua construção ficou inviável financeiramente a execução da construção da marquise, não sendo terminada sua construção até hoje, portanto só foi construído até os pilares principais.

2-ANÁLISE ESTRUTURAL

Foram realizados ensaios na estrutura do Estádio,visando obter informações sobre o estado de corrosão das armaduras e das estruturas de concreto armado.

2.1-PROBABILIDADE DE CORROSÃO: Foram medidos doze pontos diferentes da estrutura(vigas,pilares e lajes), utilizando o eletrodo de Cobre/Sulfato de Cobre se baseando pela norma ASTM-C 876. Os valores deram todos acima de –350mv significando uma probabilidade de corrosão de 95% nas armaduras analisadas.(-356mv,-355mv,-376mv,-401mv,-361mv,-412mv,-383mv,-357mv,-354mv,-365mv,-352mv,-354mv)

2.2-PROFUNDIDADE DE CARBONATAÇÃO E PH DO CONCRETO: Foram medidos vários pontos da estrutura pelos indicadores fenolftaleína e lápis medidor de ph observando-se que as estruturas apresentaram  carbonatação(coloração do concreto incolor) com profundidade de 1 à 2 cm com

2.3-TEOR DE CLORETOS: Foram feitas medidas com o nitrato de prata(aspersão) indicando presença de manchas brancas e marrons nas superfícies aspergidas,ou seja, presença de  íons cloreto nas superfícies do concreto.

3-METODOLOGIAS EXECUTIVAS DE RECUPERAÇÃO,REFORÇO E IMPERMEABILIZAÇÃO DAS ESTRUTURAS DO ESTÁDIO

Após a análise dos resultados dos ensaios realizados descritos anteriormente e exame visual in-loco, realizou-se o projeto de recuperação, reforço e impermeabilização das estruturas  do Estádio, com a definição das seguintes metodologias executivas:

Nas arquibancadas (parte inferior), devido ao desgaste das armaduras com corrosão, deve-se em primeiro lugar realizar a remoção do concreto desagregado com liberação das armaduras com corrosão. Em seguida deve-se realizar um hidrojateamento de areia para limpeza das armaduras e a aplicação de uma pintura anti-corrosiva de zinco nas armaduras antigas, para em seguida projetarem camadas de concreto projetado de 3 cm de espessura e de argamassa polimérica de 1 cm. Estes dois últimos serviços especificados visam propiciar um aumento de durabilidade das estruturas de concreto armado , em função do pequeno recobrimento existente das armaduras. A resistência especificada para o concreto projetado foi de 30 MPa. Nas vigas, pilares e arquibancadas (parte superior) também devido ao intenso desgaste das armaduras com corrosão deve-se fazer o mesmo procedimento. Se for necessário reforço das armaduras deve-se proceder uma ancoragem de novas armaduras principais e estribos (12.5 mm e 5.0) em toda extensão das peças com adesivo estrutural com furos de 10 e 5 cm de profundidade com brocas de 13 mm e 6 mm tanto nas estruturas das arquibancadas inferiores como das arquibancadas superiores. As fissuras existentes na estrutura do estádio receberão injeção de epóxi a cada 20 cm em toda sua extensão, com furos de 10 cm de profundidade com broca de diâmetro de 12.5 mm.  É necessário ainda, fazer a remoção de todo o concreto desagregado na parte superior das arquibancadas e em seguida realizar uma impermeabilização também nas arquibancadas pela parte superior com resina de poliuretano, com execução posterior de uma proteção mecânica, com uma completa revisão da respectiva drenagem ineficiente existente. Deve-se também fazer a limpeza e o tratamento das juntas de dilatação do estádio com introdução de  elastômeros nas juntas de dilatação das  arquibancadas.  Além destes serviços deve ser realizada uma completa revisão das instalações elétricas, hidro-sanitárias e de incêndio  do estádio.

4-CONCLUSÃO

A análise estrutural realizada concluiu que a intervenção de recuperação e reforço estrutural é urgente e inadiável, visando restabelecer as condições da segurança global do estádio e também de proporcionar um aumento de vida útil das estruturas de concreto armado, sem que isso retire a imperiosa necessidade de ao longo dos anos se realizar manutenções periódicas por parte dos responsáveis pelo estádio. Espera-se que não se faça mais uma ação paliativa e criminosa neste estádio e sim uma ação séria e mais duradoura, como foi proposto na análise estrutural realizada.