DEPOIMENTOS

O termo egresso é utilizado para denominar aqueles que concluíram cursos e/ou qualquer capacitação profissional em instituições ou entidades de ensino público ou particular. Na legislação da área educacional, entende-se a denominação como sendo a pessoa que efetivamente concluiu os estudos, recebeu o diploma e está apto a ingressar no mercado de trabalho.

Em âmbito geral, o egresso é a representação institucional no mercado de trabalho. Além disso, constitui-se, muito fortemente, numa fonte primária de informações que possibilitam a instituição avaliar qual a sua contribuição na formação daquele profissional, a situação profissional atual e o relacionamento com o mercado de trabalho.

Segundo Louzada & Martins (2004) é necessário conhecer o que fazem como profissionais e cidadãos e suas adequações aos setores em que atuam. A atuação do egresso proporciona à instituição a oportunidade de obter um feedback acerca dos seus métodos de formação profissional.



Adélian Flageland,
formada em Enfermagem.

"Cursei Enfermagem na FARN, hoje UNI-RN, entre os anos de 2006 e 2009, na primeira turma do curso na instituição. Ingressei através do PROUNI. Apesar da vida de estudante ter sido difícil, eu me sentia acolhida pelos professores e fui motivada a seguir em frente e o sonho de criança de ser enfermeira foi concretizado aqui. Em 2010 me mudei para a Noruega e lá dei início ao processo de validação e autorização do meu diploma, nesse período pude praticar os meus conhecimentos na área como técnica de enfermagem. Agora, em 2017, recebi a autorização final para exercer a função de enfermeira no país. Agradeço ao UNI-RN e a todos os professores que fizeram parte da minha história."

Afrânio Ferreira de Miranda Filho,
formado em Direito.

"Eu já era formado em Engenharia Elétrica e sempre tive o sonho de ser advogado, para aumentar os conhecimentos pessoais, ajudar na parte jurídica da minha empresa e as pessoas carentes. Meus filhos concluíram o segundo grau no Henrique Castriciano, onde estudaram desde muito pequenos, então eu já sabia da qualidade do ensino do Complexo ED/HC/FARN e do comprometimento da administração. Por isso escolhi estudar na FARN, atual UNI-RN".

Aline Dantas Peixoto,
formada em Psicologia.

Quando entrei na FARN fui muito bem recebida, mas, por falta de orientações anteriores a graduação, eu escolhi um curso que não me identifiquei e já estava a ponto de desistir de tudo, porém, a instituição fez o possível para me mostrar outras oportunidades e então mudei de curso, isso mudou minha vida e me deu novas perspectivas. Terminei a graduação e já éramos UNI-RN. Hoje, sou psicóloga com muito amor e minha formação é de excelente qualidade, sou segura em dizer que aqui eu pude encontrar várias portas abertas, assim como, quando tive necessidade, bati nas portas fechadas e consegui abrir com ajuda de alguém. Tive professores excelentes e sei que sempre poderemos melhorar, pois enquanto houver vida, haverá desenvolvimento e melhoria. A prova disso, é que pude voltar a esta casa como colaboradora e me sinto muito feliz e reconhecida em fazer parte dessa família novamente!

Ana Varela dos Santos,
formada em Administração com Habilitação em Marketing.

"Fui selecionada pela então Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do Rio Grande do Norte (FARN), atual UNI-RN, em 2005, devido à minha nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Acabei contemplada com uma bolsa integral para cursar Administração com Habilitação em Marketing. Ao longo da graduação, tive a oportunidade de estagiar em algumas empresas, inclusive no setor de Pós-graduação da própria Faculdade, onde vivenciei as práticas de gestão e pude contribuir com o desenvolvimento das atividades. Em 2007, ainda como estagiária, me inscrevi em uma seleção interna e fui contemplada novamente com uma bolsa integral no MBA em Marketing Estratégico. Já em 2008, vivi uma grande alegria ao entrar para o quadro de funcionários da instituição. Hoje continuo trabalhando no UNI-RN e dei início ao meu segundo MBA."

Andressa Mônica Gomes Fernandes,
formada em Enfermagem.

"Sempre sonhei com uma formação de qualidade, e quando conheci a FARN, hoje UNI-RN, no ano de 2006, início do curso de Enfermagem, me identifiquei com a grade curricular. Durante o curso, com a incrível metodologia de ensino e professores, de muita qualidade e seriedade. Durante a graduação, participei ativamente da monitoria de Anatomia, onde desenvolvemos os primeiros Encontros de Anatomia e Museu de Anatomia, além de grupos de pesquisa, apresentações de trabalhos em congressos nacionais e internacionais na área da Saúde. Participações no Congresso de Iniciação Científica (CONIC) também fizeram parte da minha excelente e qualificada formação.

Fiz especialização em Urgência e Emergência, morei em Itápolis-SP e trabalhei na assistência em alta complexidade na Santa Casa de Misericórdia Maternidade D. Julieta Lyra. De volta a Natal, fui professora substituta da UFRN/FACISA nas disciplinas de Enfermagem na Média e Alta Complexidade, e hoje atuando como docente do Centro Universitário FACEX.

Sou muito realizada pela formação que tive, numa Universidade de qualidade, que estimula o aluno à pesquisa, extensão e até mesmo para a docência, formando assim um profissional de qualidade com habilidade em todos os ramos da área."

Bárbara de Mello Valente,
formada em Psicologia.

"Psicologia é o que eu sempre quis. Me formei para isso. E o UNI-RN ajudou não só no meu aprendizado, mas também para a aprovação na análise de títulos do Processo Seletivo para Residência Multiprofissional em Oncologia do Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Rio de Janeiro."

Bruno Jonatan de Sousa,
formado em Nutrição.

"Ingressei no curso de Nutrição do UNI-RN em 2010 como bolsista integral do Prouni. Logo nas primeiras aulas, me surpreendi com a alta qualidade do corpo docente e com a estrutura física da instituição. Ainda no primeiro ano, visualizei a graduação como o momento ideal para amadurecimento pessoal e construção de um currículo profissional sólido. Foi com isso em mente que me tornei, já no terceiro período, monitor das disciplinas de Bioquímica e Química Orgânica dos cursos da área da saúde do UNI-RN, função que desempenhei por dois anos e meio. Fui também bolsista de Iniciação Científica CNPq/PIBIC e realizei estágios curriculares e extracurriculares que muito me somaram em experiência.

Quando imaginava que já havia vivenciado o máximo, em 2013 fui aprovado através do Programa Ciência Sem Fronteiras como bolsista de Graduação Sanduíche nos Estados Unidos, onde vivi por um ano e meio. Durante meu intercâmbio, estudei inglês no ESLI (English as a Second Language International) e Nutrição na Western Kentucky University, em Kentucky, e fui estagiário do departamento de Nutrição da agência Meals On Wheels, Inc. of Tarrant County, no Texas. Minha experiência no exterior foi completa, tanto no campo pessoal quanto no profissional, e modificou a minha visão de mundo. Atualmente sou professor de inglês em uma escola de idiomas de Natal e, orgulhosamente, nutricionista junto ao Setor de Pós-graduação do UNI-RN. Agradeço a todos que fazem o UNI-RN pelos ensinamentos, oportunidades e amizades a mim confiadas."

Daniella Padilha Avelino Bezerra,
formada em Enfermagem.

Eu entrei no curso em 2011 e, já no segundo período, me interessei pela residência e busquei informações sobre o que precisaria fazer para conseguir a minha vaga. Quando li o edital do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) percebi que a análise de currículo avaliava coisas como a participação em congressos, iniciação científica e projetos de extensão. E tudo isso o UNI-RN me proporcionou. Enquanto estudante, fui monitora de algumas disciplinas e bolsista de iniciação científica. Participei de projetos de extensão e consegui estágios em unidades hospitalares importantes, como a Casa de Saúde São Lucas. Hoje sou enfermeira residente do HUOL.

Deyse dos Santos Pereira,
formada em Administração com Habilitação em Marketing.

"Os estágios pelos quais passei na época da graduação, bem como os projetos de extensão dos quais participei, me deram uma excelente base para concorrer a uma das vagas para o mestrado em Criação Artística Contemporânea da Universidade de Aveiro, em Portugal. Quero, ao regressar, aplicar todo o conhecimento que assimilar em benefício da cultura e das artes locais. Vejo que no cenário local há carência de pessoas que façam esse intercâmbio. Espero ser a pontinha do iceberg de algo engrandecedor.

Em especial, agradeço ao Coral do UNI-RN, que sempre manteve a chama da arte acesa dentro de mim. E também aos regentes Fábio Cruz e Tércia Souza, pelos lindos anos em que participei com muita alegria desse programa de extensão."

Emerson Dutra,
formado em Fisioterapia.

"No ano de 2006 ingressei no curso de Fisioterapia da FARN, atual UNI-RN, sendo assim aluno da primeira turma do curso da IES. Tive a oportunidade de ir para outras faculdades, porém, o campus, a grade curricular e o corpo docente da FARN, me chamou a atenção. Durante o curso aprendi e amadureci bastante, participei de projetos de iniciação científica, Simpósios, Congressos e tive muitos trabalhos no CONIC (congresso de iniciação científica), o que enriqueceu bastante o meu currículo. Depois que me formei em 2010, trabalhei em vários locais, onde percebi que minha vivência nos atendimentos da Clínica Integrada e dos campos de estágio do curso me prepararam para minha vida de formado! Tenho muito a agradecer aos docentes e a estrutura que o atual Uni-RN me proporcionou. Hoje faço parte do quadro de funcionários da IES como fisioterapeuta da Clínica de Fisioterapia com muito orgulho e tento passar toda minha experiência aos alunos que por lá passam!"

Evaltércio da Silva Souza,
formado em Ciências Contábeis.

"Sempre sonhei com o ingresso no ensino superior. Cursei os níveis fundamental e médio em escola pública, pois meus pais não tinham condições de pagar por uma instituição particular. Até que em 2005 eu entrei para a antiga FARN. Essa instituição é uma mãe, e oferece tudo de bom e de melhor para o aluno. A começar pelo seu corpo docente, composto por mestres e doutores que exigem muito dos alunos em sala de aula, e também nas atividades extraclasse. Através da minha formação em Ciências Contábeis, cresci pessoalmente e profissionalmente, além de ter realizado um sonho dos meus familiares.

Após a conclusão do curso, muitas coisas maravilhosas aconteceram na minha vida. Abri a minha própria empresa, fiz uma especialização e hoje sou estudante de Direito no UNI-RN. Só tenho a agradecer. Adquiri muitos conhecimentos na academia, e agradeço a todos que contribuíram, direta ou indiretamente, para a minha formação."

Francisco Eugênio de Lara Spíndola Rodrigues,
formado em Administração com Habilitação em Marketing.

"Entrei para a antiga FARN - hoje UNI-RN - em 2007, no curso de Administração com Habilitação em Marketing. Logo de início me identifiquei bastante com a grade curricular, a metodologia de ensino e os professores. A seriedade com que cada um exerce seu papel, trazendo para a sala de aula casos práticos, foi fundamental para minha entrada no mercado de trabalho. Durante a graduação, participei ativamente de grupos de pesquisa e fiz muito uso da biblioteca instituição. As participações no CONIC (Congresso de Iniciação Científica) também ajudaram a aprimorar o meu conhecimento técnico na área da Administração.

Após a graduação, cursei o MBA em Marketing Estratégico no UNI-RN e também não me arrependo. É um curso com infraestrutura e materiais didáticos excelentes. Hoje atuo como gestor de Planejamento Estratégico do SEBRAE/RN e tenho total convicção de que o UNI-RN foi peça fundamental para minha colocação no mercado de trabalho."

Gildeon Mendonça da Costa,
formado em Psicologia.

A carga pessoal de sempre ir atrás e ser proativo é o fator principal e fundamental do meu sucesso como profissional. Mas a participação do UNI-RN também foi muito importante. A qualidade do curso e dos professores contribuiu fortemente para a minha formação e, mais recentemente, minha eleição para a presidência do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Norte.

Kleber Fernandes da Silva,
formado em Administração e Direito.

"Tive a oportunidade de ingressar no UNI-RN, quando ainda era FARN, no ano de 2002, no curso de Administração. Minha vida acadêmica foi bastante intensa e participativa. Fui presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) por dois mandatos, diretor administrativo da empresa júnior, participei de Núcleo de Pesquisa etc. Após concluir o curso de Administração, parti para a segunda graduação. Cursei Direito e pude ampliar minha área de atuação profissional. Fui aprovado no exame da OAB ainda antes de concluir o curso. Com essa vivência acadêmica, sempre tive muitas oportunidades na vida profissional. Fui assessor parlamentar, ocupei cargo no Ministério do Trabalho e Emprego, conselheiro do SESI, SENAI, SENAC E SESC, secretário-chefe do Gabinete Civil da Prefeitura de Natal e diretor geral do Procon municipal. Hoje tenho orgulho de dizer que devo o meu sucesso profissional a esta grande instituição."

Lenilson Medeiros,
formado em Sistemas de Informação.

"Fiz o curso de BSI (Bacharelado em sistemas de informação) com ingresso em 2001 na instituição, na época ainda era FARN e conclui o curso em dezembro de 2004. O curso de BSI foi um divisor de águas em minha vida e carreira profissional. Antes de iniciar a faculdade já trabalhava no mercado como "programador de sistemas", porém, necessitava do complemento científico, que agreguei ao meu conhecimento técnico graças ao curso de BSI. Na FARN, hoje UNI-RN, comprovei a excelência do ensino superior através das disciplinas que cursei, e do comprometimento dos professores com a qualidade do conteúdo ministrado aos alunos. Além de a instituição oferecer uma ótima estrutura física, e possuir um conceito elevado de qualidade no ensino superior já firmado no mercado.

Atualmente trabalho como "Coordenador de Projetos de implantação de Software" na TOTVS unidade-PARAÍBA. Os conhecimentos que adquiri na FARN ao longo dos quatro anos da graduação foram fundamentais e essenciais para o meu crescimento profissional. Trabalhei em grandes empresas em Natal, como: Secretaria de Planejamento, Guararapes Confecções, Delphi Engenharia e também fora do Brasil, sempre na área de tecnologia. Não teria conseguido o êxito profissional que sempre almejei se não fosse através do conhecimento e do suporte que a FARN sempre me proporcionou"

Luciano Araújo de Medeiros,
formado em Sistemas de Informação.

"Fazer um curso superior era um sonho. Mas, como ocorre com a grande maioria dos jovens brasileiros, precisei entrar no mercado de trabalho assim que concluí o ensino médio, para ganhar algum dinheiro e ajudar meus pais com as despesas de casa. Prestei vestibular algumas vezes, mas não obtive êxito na aprovação. Como trabalhava o dia inteiro, não tinha como me preparar adequadamente para concorrer às poucas vagas oferecidas pelas universidades públicas. Essas vagas, normalmente, acabavam sendo preenchidas por aqueles que não trabalhavam e/ou que tiveram um ensino melhor que o meu, em escolas privadas.

Entrar para a FARN, atual UNI-RN, então possibilitou a realização desse antigo sonho. Graças aos conhecimentos adquiridos no curso, consegui passar em quatro concursos públicos e fui o aluno que obteve o melhor Índice de Rendimento Acadêmico da turma. Hoje me sinto uma pessoa realizada, estou cursando especialização e sou funcionário público"

Metússula Simeia,
formada em Nutrição.

O UNI-RN abriu as portas para mim. Não estaria onde estou se não fosse pela instituição.

Raiane Mikaele dos Santos Carvalho Mendonça,
formada em Administração com Habilitação em Marketing.

"Nasci em uma família humilde. Meu pai é agricultor e analfabeto, enquanto a minha mãe só cursou até o Ensino Fundamental e trabalha como auxiliar de serviços gerais.

Estudei até o Ensino Médio em escola pública, mas aos 17 anos acabei entrando para a então Faculdade Natalense para o Desenvolvimento do RN (FARN) - atual UNI-RN - no curso de Administração com Habilitação em Marketing. Muita gente me aconselhou a desistir do meu sonho, mas eu sempre acreditei que seria possível. Comecei a estagiar em 2006, na própria Faculdade. Depois me tornei bolsista e, atualmente, sou funcionária efetiva."

Ravel Cavalcante Marinho,
formado em Fisioterapia.

A contribuição do UNI-RN para mim foi enorme. Graças ao ótimo ensino e todas as atividades extracurriculares oferecidas, como a monitoria, as bases de pesquisa, projetos de extensão, o CONIC e outros congressos, consegui alcançar o primeiro lugar na seleção para o mestrado em Biologia Estrutural e Funcional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Renato Lopes de Luna Freire,
formado em Sistemas de Informação.

"Escolhi o UNI-RN por ter sido aluno do colégio Henrique Castriciano e já conhecer a alta qualidade dos profissionais e a estrutura de todo o Complexo de Ensino Noilde Ramalho, tão respeitado no Rio Grande do Norte. No UNI-RN, consegui aumentar a minha visão de mercado e criei uma rede considerável de contatos com professores e outros excelentes alunos. Desta forma, consegui empregos durante o curso e, consequentemente, alavanquei o meu nome no mercado. No último ano da graduação fechei um contrato com o Universo Online (Portal UOL), com data de início para logo após o término do curso. Hoje sou desenvolvedor web e líder técnico de uma das principais equipes de publicidade do UOL, em São Paulo."

Sara Maria de Medeiros Cassiano,
formada em Administração com Habilitação em Marketing.

"Escolhi a antiga FARN, hoje UNI-RN, pelo comprometimento com a qualidade do ensino. E nela ainda alcancei mais um dos meus objetivos: ser a aluna laureada da minha turma. Em seguida, fiz pós-graduação, MBA em Marketing Estratégico. E hoje, inserida no mercado de trabalho, atuando como coordenadora da Central de Atendimento ao Aluno do UNI-RN e como Consultora Empresarial do Sebrae RN, agradeço pelas oportunidades que a instituição me proporcionou, potencializando minhas habilidades e competências e contribuindo para o meu desempenho intelectual e profissional."

Tássia Louise Sousa Augusto de Morais,
formada em Nutrição.

"A experiência e amadurecimento de um profissional são iniciados durante a sua formação acadêmica e perduram por toda a vida. O curso de Nutrição do UNI-RN me possibilitou uma excelente formação não apenas profissional, mas também pessoal. Fui incentivada e estimulada pelos professores e colaboradores da instituição a dedicar-me ao estudo da Nutrição e muitas oportunidades surgiram ainda durante a graduação. Participei de estágio extracurricular, projetos de extensão, monitoria e pesquisa científica, que me renderam um certificado de láurea e mérito estudantil, em 2014. Retornei à instituição para participar da pós-graduação em Nutrição Clínica, pela qualidade de ensino e professores que integram a grade curricular. Atualmente, também sou responsável pela Clínica de Nutrição do UNI-RN.

Agradeço ao UNI-RN por todo o ensinamento e experiências vividas durante o curso. Acredito e sinto que me tornei uma nutricionista preparada e segura para vencer as adversidades que o mercado de trabalho impõe."

Tatianne da Silva Alves,
formada em Fisioterapia.

"Em 2006 tive a oportunidade de participar da seleção do Programa Universidade para Todos (PROUNI). Na ocasião, pesquisei sobre várias faculdades no Nordeste já que eu morava em Pernambuco, e a FARN, atual UNI-RN, me chamou atenção pela grade curricular, qualidade do corpo docente e a excelente estrutura. Fui selecionada no curso de Fisioterapia e tive a satisfação de fazer parte da primeira turma. Durante a vida acadêmica tivemos oportunidade de participar das monitorias e projetos de extensão, alem de estagiar nos hospitais, Unidade Básica de Saúde, e nas Clínicas integradas nas diversas áreas de atuação fisioterapêutica sob supervisão dos professores. Após a conclusão em 2010 foi a hora de começar a longa caminhada profissional, e sem dúvidas levar o nome da instituição no currículo fez toda a diferença. Minha primeira oportunidade foi em uma empresa prestadora de serviços nos Correios, onde sem dúvidas os conhecimentos adquiridos na graduação foram fundamentais. Mais oportunidades surgiram, e pude atuar no Núcleo de Apoio a Saúde da Família, numa empresa Têxtil, e em consultório de fisioterapia em Uroginecologia, área que me identifico e atuo até hoje.

Paralelo a esse tempo, fiz cursos nas áreas de Uroginecologia e Ergonomia, e comprovando a qualidade do ensino, cursei Pós Graduação também no UNI-RN. Em 2014 fui aprovada em concurso público federal e sem dúvidas as experiências vividas na graduação e na vida profissional somaram à minha classificação. Lotada no Hospital Universitário Ana Bezerra pude participar da comissão da Residência Integrada Multiprofissional na Área Materno Infantil como vice coordenadora, e hoje como fisioterapeuta geral atuo na Maternidade Escola Januário Cicco.

Atualmente, faço parte desta instituição como docente no curso de Fisioterapia após processo seletivo realizado em 2013, e agradeço a UNI-RN e a todos os professores, hoje amigos de trabalho, por fazerem parte da minha história e contribuírem nas minhas conquistas profissionais."

Thiago José de Azevedo Loureiro,
formado em Administração.

"Eu ingressei em 2002 no curso de Administração com habilitação em Marketing da FARN, hoje UNI-RN. A experiência foi muito válida por ser minha primeira graduação e minhas primeiras experiências com pesquisa. O curso foi importante tanto para minha formação pessoal quanto profissional, por permitir que eu tivesse um direcionamento para o mercado de trabalho. O conhecimento que adquiri me proporcionou, em 2012, o ingresso no IFRN como docente do curso de Administração. Atualmente sou Assessor de Relações com o Mundo do Trabalho do IFRN e, com toda certeza, a formação recebida na instituição me ajuda muito nas atividades e alcance de resultados."

Vívian Cristine de Lara Menezes Medeiros Aguiar,
formada em Enfermagem.

"Escolhi fazer minha segunda graduação na FARN, hoje UNI-RN, por conhecer a qualidade do ensino e o comprometimento da instituição em formar alunos para a vida cidadã e para o mercado de trabalho. A excelente estrutura, com biblioteca, laboratórios, salas de aula, centrais de atendimento, estacionamento, Clínicas Integradas e ambientes para integração, concentrados em um único campus, contribui para que o aluno possa aprender novos conhecimentos, bem como ter fácil acesso aos professores, à coordenação do curso e à diretoria da instituição para o esclarecimento de dúvidas.

A boa relação teoria-prática realizada nas disciplinas do curso de Enfermagem, através da extensão e da iniciação científica, proporcionou-me, quando cursava o 5º período, a aprovação na seleção de estágio não obrigatório no Setor da Medicina Preventiva Natal do Hapvida Saúde, que posteriormente contratou-me como enfermeira logo após a conclusão do curso. Para qualificar-me ainda mais, conclui nesta mesma instituição os cursos de Pós-Graduação Lato Sensu em Tecnologia Assistiva (2009) e em Gestão Hospitalar (2012), que possibilitaram meu crescimento e desenvolvimento profissional.

Atualmente, exerço o cargo de coordenadora da Medicina Preventiva Natal do Hapvida Saúde. Sou grata a todos os ensinamentos e momentos que vivenciei nessa instituição de educação superior, que muito contribuíram para minha formação e qualificação pessoal e profissional."

Agende seu atendimento

Entre também em contato através do telefone (84) 3215-2970 | 3026-4003
Horários de atendimentos: Segunda à Sexta das 8:00 - 11:30 e das 17:30 - 21:00, mediante agendamento.