UNI-RN Sustentável destina mais de meia tonelada em papel para reciclagem - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
07.02.2020

UNI-RN Sustentável destina mais de meia tonelada em papel para reciclagem

O Núcleo de Educação e Gestão Ambiental, UNI-RN Sustentável, destinou nesta última terça-feira (04/02) cerca de 524 kg de papel para a reciclagem - fruto de uma campanha interna de arrecadação e destinação adequada do material. Com esta ação, o Centro Universitário do Rio Grande do Norte (UNI-RN) cumpre mais uma vez com a responsabilidade de formar profissionais conscientes,  agir e dar exemplos sustentáveis, em prol da preservação do meio ambiente. 

Os setores administrativos da instituição se envolveram para conseguir ter um volume significativo de papel. A carga foi encaminhada para uma empresa que realiza gestão de resíduos na capital potiguar, a Natal Reciclagem. Esta ação faz parte de várias outras atividades de sustentabilidade do UNI-RN em todo campus.

Além disso, vale lembrar que o UNI-RN alcançou o certificado no ranking internacional de sustentabilidade pelo UI GreenMetric Ranking 2019, promovido pela Universidade da Indonésia. A instituição ocupa a posição 149° no ranking mundial, 5° lugar em nível nacional, 1° lugar entre os centros universitários do país e  o 1° lugar na região Nordeste.

CAMPANHAS 

Coleta seletiva

O incentivo à redução do consumo, o reaproveitamento de materiais e a reciclagem de resíduos sólidos ocorre no UNI–RN. Ações de sensibilização e a disponibilização de coletores nas cores padrões da reciclagem espalhados por todo o campus busca incentivar a separação dos resíduos recicláveis, úmidos (orgânicos) e rejeito, encaminhando todos eles para uma destinação ambientalmente adequada de acordo com sua classe. Os recicláveis são encaminhados para a coleta seletiva, apoiando cooperativas de catadores de materiais recicláveis de Natal/RN; os rejeitos são enviados para o Aterro Sanitário e por fim, os resíduos orgânicos ou úmidos, podem ser reaproveitados na compostagem e horta orgânica da instituição.

EcoPontos

O UNI-RN apoia o meio ambiente diariamente através de suas ações e desde 2015 disponibiliza EcoPontos para descarte gratuito de Resíduos Eletroeletrônicos, como computadores, celulares, impressoras; Papéis, como revistas, livros, cadernos e Pilhas e Baterias. Todos esses resíduos são coletados e enviados para empresas parceiras, licenciadas e autorizadas pela logística de coleta e destinação ecologicamente correta desses materiais.

Sensibilidade dos colaboradores e comunidade acadêmica 

Desde 2015 o UNI-RN realiza uma campanha contínua com adesivos e cartazes incentivando boas práticas de sustentabilidade e racionalização de materiais. As mensagens visam a conscientização dos colaboradores quanto à redução do consumo de copos descartáveis, energia elétrica e água, além da destinação correta de resíduos.

Reduzindo o consumo de descartáveis: Campanha Caneque-se

Você sabia que a cada 13 segundos um copo descartável é utilizado e vira lixo? Esse mesmo copo descartável demora 450 anos para se decompor na natureza. Frente a esses e tantos outros impactos negativos que o plástico causa no meio ambiente, o UNI-RN decidiu lançar a Campanha Caneque-se! Convidamos a todos, alunos, professores e colaboradores a utilizar seu copo individual, descartando a ideia do uso dos descartáveis. Traga sua caneca ou seu squeezer e colabore com um Planeta com menos plástico e mais sustentável.

Veja mais: 

UNI-RN é destaque em ranking internacional de sustentabilidade

UNI-RN destaca-se novamente no ranking internacional de sustentabilidade 

Saiba mais sobre o UI GreenMetric Ranking 2019  


SIM, OBRIGADO!