Reitor do UNI-RN presta homenagem ao jurista Paulo Bonavides - Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN
  • ACESSIBILIDADE:
  • Aumentar Fonte
  • Tamanho original
  • Diminuir Fonte
  • Contraste
03.11.2020

Reitor do UNI-RN presta homenagem ao jurista Paulo Bonavides

O reitor do Centro Universitário UNI-RN, professor Daladier Pessoa Cunha Lima, prestou homenagem ao jurista Paulo Bonavides, que faleceu na última sexta-feira (30/10/2020), aos 95 anos.

Natural de Patos/PB, Paulo Bonavides  foi catedrático emérito da Faculdade de Direito da UFC - Universidade Federal do Ceará.

Seu vínculo com o UNI-RN, então FARN, era profundo. Tanto que em janeiro de 2004, recebeu o título de doutor Honoris Causa da Instituição, conforme vemos nesta na foto, ao lado da professora Noilde Ramalho, do presidente da Liga de Ensino do RN, doutor Manoel de Brito, e do reitor do UNI-RN, Daladier Pessoa Cunha Lima.

Confira a nota na íntegra:

Liga de Ensino do RN/UNI-RN – Nota de pesar

O mundo jurídico brasileiro está de luto, com a morte do Professor Paulo Bonavides (1925-2020), ocorrida ontem, 30 de outubro de 2020, em Fortaleza-CE.  Ele é o mais reconhecido entre os mais reconhecidos constitucionalistas brasileiros, constatação que ultrapassa os limites do nosso país, pelo apreço às suas ideias e às suas obras, presentes em bibliotecas de universidades de várias nações.  O UNI-RN se orgulha em proclamar o vínculo afetivo que manteve com o Professor Paulo Bonavides, que recebeu da Instituição o título de Professor Honoris Causa, ainda no tempo da FARN.  Foi ele que proferiu a Aula Magna do Curso de Direito, em 1999. Em 2008, a Instituição realizou, aqui em Natal, um grande congresso de Direito Constitucional, com a presença dos mais destacados constitucionalistas brasileiros, com a presença do seu amigo JJ Canotilho, da Universidade de Coimbra, Portugal, outro grande nome da área, no âmbito global.  O Congresso homenageou o cinquentenário do livro Do Estado Liberal ao Estado Social do pensador jurídico, filósofo, humanista e escritor Paulo Bonavides.  Do Congresso resultou o livro da Saraiva, lançado no contexto nacional, “O Novo Constitucionalismo na Era Pós-Positivista – Homenagem a Paulo Bonavides”, cujo conteúdo representa os textos dos ilustres autores apresentados durante o evento.

O curso de Direito do UNI-RN recebeu as bênçãos de Paulo Bonavides, desde o início, e a própria Instituição se sente honrada de ter tido a oportunidade de homenagear tão destacada figura do mundo jurídico do país.  A imagem e o nome de Paulo Bonavides ficarão para sempre vinculados à história do Centro Universitário do Rio Grande do Norte, como um símbolo a inspirar a qualidade acadêmica, os Direitos Humanos e o amor à Educação.

Natal, 31 de outubro de 2020

Daladier Pessoa Cunha Lima

Reitor do UNI-RN


SIM, OBRIGADO!