
1.O QUE É O ENADE?
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é uma das avaliações que tem como objetivo acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nos respectivos cursos de graduação.
O exame é obrigatório para os estudantes de todos os cursos selecionados naquele ano e é condição indispensável para a emissão do histórico escolar e diploma.
O ENADE foi criado em 2004 pelo Ministério da Educação e sua aplicação está sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP).
Para saber mais, clique aqui.
2. QUEM PARTICIPA DO ENADE EM 2018?
Neste ano, participarão do ENADE todos os estudantes habilitados e inscritos pelo UNI-RN, dos seguintes cursos:
Administração
Ciências Contábeis
Direito
Psicologia
Serviço Social
3. QUANDO SERÁ REALIZADO O ENADE 2018?
O ENADE em 2018 será aplicado em novembro, data a ser divulgada. A prova terá a duração total de 4 (quatro) horas. Os estudantes que participarão da prova deverão apresentar-se no local definido pelo INEP, munidos de documento oficial de identificação (com fotografia), e caneta esferográfica de tinta preta.
4. COMO É A PROVA?
A prova é composta de 40 questões, sendo 10 questões da parte de formação geral e 30 da parte de formação específica da área, contendo as duas partes questões discursivas e de múltipla escolha que são especificadas da seguinte forma:
* Componente de Formação Geral, 10 (dez) questões, sendo 02 (duas) discursivas e 8 (oito) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudos de casos;
* Componente específico de cada área ou Curso Superior de Tecnologia avaliado, 30 (trinta) questões, sendo 3 (três) discursivas e 27 (vinte e sete) de múltipla escolha, envolvendo situações-problema e estudo de casos.
Veja os links para Provas e Gabaritos de anos anteriores:
Administração: PROVA e GABARITO
Ciências Contábeis: PROVA e GABARITO
Serviço Social: PROVA e GABARITO
5. POR QUE O ENADE É IMPORTANTE?
O ENADE é um componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme determina a Lei do SINAES (nº 10.861/2004). É importante destacar que no histórico escolar do estudante fica registrada a situação de regularidade em relação a essa obrigação. Ou seja, ficará atestada sua efetiva participação ou, quando for o caso, a dispensa oficial pelo Ministério da Educação (MEC), na forma estabelecida em regulamento.
Fazer a prova do ENADE e buscar um bom desempenho é importante para a valorização da sua formação universitária. Por isso é fundamental responder TODAS as questões da prova e demonstrar com clareza e segurança tudo o que aprendeu ao longo da sua formação. As notas dos cursos são divulgadas publicamente, por Instituição e por município.
O ENADE é o primeiro de muitos processos avaliativos que vão ocorrer na sua carreira. Uma boa nota pode ser decisiva na disputa por uma vaga no mercado de trabalho e também um aspecto importante para o ingresso em cursos de pós-graduação.
Os resultados do ENADE servem para subsidiar a formulação e implementação de políticas públicas para a área educacional a partir de parâmetros de qualidade e equidade, bem como produzir informações claras e confiáveis aos gestores, pesquisadores, educadores e público em geral.