Centro Universitário do Rio Grande do Norte - UNI-RN

Coordenadora

Profª. Rejane Medeiros Millions
enfermagem@unirn.edu.br

Currículo

Doutora em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ
Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (IMS/UERJ)
Especialista em Enfermagem do Trabalho pela Faculdade Integrada de Patos/PB (FIP)
Graduada em Licenciatura Plena em Enfermagem pela UFRN
Enfermeira, graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Especialização em Educação Especial pela Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande/MS. (2016...);
Pesquisadora CNPq.
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Liga Norte-rio-grandense contra o Câncer (2015-2018)
Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN (2014-2017)
Mestrado/Doutorado em Enfermagem da UFRN (2010-2014)
Membro do Grupo de Pesquisa Ações Promocionais e de Atenção a Grupos Humanos em Saúde Mental e Coletiva da UFRN (2010-2014)
Membro efetivo do Programa de Mestrado/Doutorado Enfermagem da UFRN (2010-2014)
Membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) pelo Ministério da Defesa (2005-2010)
Membro da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio), segundo a Portaria nº1513/MD, de 22 de novembro de 2007 (triênio 2007/2010);
Membro da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde (Ministério da Saúde).

Sobre o Curso

- Horário de funcionamento:  matutino, com início às 7h e término às 12h:10min.
-Vagas: 100 vagas anuais
- Tempo de integralização: mínimo de 4 anos e máximo de 8 anos
- Carga horária do curso: 4000 horas

Atos Autorizativos

Autorização:
Portaria Ministerial n° 3119, de 09/09/2005, publicada no D.O.U. de 12/09/2005.
Reconhecimento:
Portaria Ministerial n° 218, de 18/02/2009, publicada no D.O.U de 19/02/2009.
Renovação de Reconhecimento:
Portaria Ministerial n° 01, de 06/01/2012, publicada no D.O.U de 09/01/2012.

Objetivo

Formar profissionais generalistas, éticos e socialmente comprometidos, com visão globalizante e integradora da saúde, capazes de atuar em consonância com os princípios e diretrizes do SUS, intervindo ativamente nas necessidades sociais, na análise dos determinantes de saúde-doença e nos fatores de risco que se associam aos problemas ou agravos deles decorrentes, no sentido de melhoria da qualidade da vida humana, seja no âmbito institucional, comunitário ou individual.

Perfil do Egresso

O bacharel em Enfermagem deverá atender as necessidades sociais e assegurar a integralidade da atenção, a qualidade e humanização do atendimento que permitam compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais do Estado, reconhecer os perfis epidemiológicos das populações, integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais, gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e Bioética, assumir a coordenação do trabalho da equipe de enfermagem, atuar no processo de formação de recursos humanos, gerenciar conflitos em busca de decisões consensuais e desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional.

Competências e habilidades do aluno

- Atuar em todos os níveis de atenção à saúde, integrando-se nos programas de assistência integral à saúde da criança, do adolescente, da mulher, do adulto e do idoso, reconhecendo em cada área específica do conhecimento seus melhores atributos e favorecendo a articulação voltada para a ação integrada em saúde;
- Compreender a política de saúde no contexto das políticas sociais do Estado reconhecendo os perfis epidemiológicos das populações;
- Integrar as ações de enfermagem às ações multiprofissionais;
- Gerenciar o processo de trabalho em enfermagem com princípios de Ética e Bioética, com resolutividade tanto em nível individual como coletivo em todos os âmbitos de atuação profissional;
- Assistir/cuidar de indivíduos, grupos e coletividades no processo saúde-doença como instrumento de interpretação profissional;
- Reconhecer-se como coordenador do trabalho da equipe de enfermagem, atuando como sujeito no processo de formação de recursos humanos, gerenciando, administrando conflitos e buscando sempre decisões consensuais;
- Desenvolver formação técnico-científica que confira qualidade ao exercício profissional;
- Reconhecer a saúde como direito e condições dignas de vida e atuar de forma a garantir a integralidade da assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema;
- Atuar nos diferentes cenários da prática profissional considerando os pressupostos dos modelos clínico e epidemiológico;
- Coordenar o processo de cuidar em enfermagem, considerando contextos e demandas de saúde;
- Ser capaz de diagnosticar e solucionar problemas de saúde, de comunicar-se, de tomar decisões, de intervir no processo de trabalho e de enfrentar situações em constantes mudanças;
- Usar adequadamente novas tecnologias, tanto de informação e comunicação, quanto de ponta para o cuidar de enfermagem;
- Responder às especificidades regionais de saúde através de intervenções planejadas estrategicamente, em níveis de promoção, prevenção e reabilitação à saúde, dando atenção integral à saúde dos indivíduos, das famílias e das comunidades;
- Atender as necessidades sociais da saúde, com ênfase no Sistema Único de Saúde (SUS), e assegurar a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento;
- Promover estilos de vida saudáveis, conciliando as necessidades tanto dos seus clientes/pacientes quanto às de sua comunidade, atuando como agente de transformação social;
- Atuar profissionalmente compreendendo a natureza humana e sua relação com o meio ambiente, em suas dimensões, em suas expressões e fases evolutivas;
- Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde públicos ou privados, além de assessorar, prestar consultarias e auditorias no âmbito de sua competência profissional;; 
- Planejar, implementar e participar dos programas de formação e qualificação contínua dos trabalhadores de enfermagem e de saúde;
- Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento que objetivem a qualificação da prática profissional.

Área de Atuação

O profissional de Enfermagem está capacitado a trabalhar em hospitais, empresas, grupos e comunidades, consultorias, assessorias, desenvolvendo ações de assistência, tanto na prevenção como no tratamento e recuperação da saúde.
Entre os cenários de atuação encontram-se:
Educação em Enfermagem, Ensino Superior
Pesquisa e Extensão
Assistência: Comunidades, Rede Básica de Saúde, Rede Hospitalar e Programa
da Saúde da Família
Assessoria e Consultoria
Política de Saúde e de Educação
Atividade Empresarial
Atuação em Entidades de Categoria (Associação Brasileira de Enfermagem, Conselho Federal de Enfermagem, Conselho Regional de Enfermagem, Sindicato dos Enfermeiros).

Mensalidade

Matrícula: R$ 1.110,42. A partir da 2ª parcela: R$ 1.021,59 (mensalidades pagas até o vencimento).

Trabalho de Conclusão de Curso

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem caráter obrigatório e objetiva propiciar ao aluno a demonstração do grau de habilidades adquiridas, o aproveitamento da temática escolhida, o estímulo à produção científica e o treinamento escrito e oral da interpretação crítica da área de estudo, devendo o mesmo elaborar o relatório final da pesquisa em forma de artigo científico e, apresentá-lo a uma banca examinadora previamente estabelecida.

Atividades complementares

As atividades complementares possibilitam o reconhecimento por avaliação de habilidades, conhecimento e competências desenvolvidas pelo aluno, inclusive adquiridas fora do ambiente escolar.

São consideradas como atividades complementares:
Participação em projetos de assistência e atendimento à comunidade interna e externa do UNI-RN
Realização de disciplinas de outro curso superior, não constante do currículo, aceitas pelo Colegiado do Curso e pela Pró-Reitoria Acadêmica, não se constituindo em disciplina complementar do curso
Visitas técnicas
Participação em conferências e palestras isoladas, seminários, exposições relacionadas à área do curso
Participação, com apresentação de trabalho, em conferências e palestras isoladas, seminários, exposições relacionadas à área do curso
Apresentação de trabalho (s) científico (s) nos congressos promovidos pelo UNI-RN
Curso de extensão na área do Curso
Estágio não obrigatório na área do Curso, oficializado pela Instituição
Apresentação de Monografia, desde que não seja atividade obrigatória do Curso
Extensão Universitária em projeto desenvolvido e aprovado pelo UNI-RN
Monitoria e/ou Bolsa de Iniciação Científica
Publicação de artigos em revistas científicas
Prêmios ou honrarias recebidas por execução de trabalho ou concurso na área do curso

Diferenciais do Curso

Clínica escola de Enfermagem: Destinada ao atendimento à comunidade portadora de disfunções nas áreas de saúde da mulher, saúde do homem, criança e adolescentes. São realizados procedimentos de Enfermagem, tais como: Aferições de Pressão Arterial, testes de glicemia capilar, curativos, coleta de citologia oncótica, acompanhamentos de gestantes e crianças, imunização, dentre outras atividades pertinentes a Enfermagem. Proporciona ao aluno do Curso de Enfermagem integrar conhecimentos através da prática supervisionada dentro de princípios técnicos e éticos, oferecendo ao mesmo tempo serviços à população do Estado do Rio Grande do Norte, objetivando atender as demandas reais da comunidade, promovendo ações preventivas e /ou terapêuticas de saúde e a qualidade de vida dessa população.

Bolsas acadêmicas: O Curso de Enfermagem oferece bolsas de monitoria, de Iniciação Científica institucional e governamental (PIBIC/CNPq). O UNI-RN participa do Programa Ciências sem Fronteiras, iniciativa dos Ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC), por meio de suas respectivas instituições de fomento – CNPq e Capes –, e Secretarias de Ensino Superior e de Ensino Tecnológico do MEC.

Matriz Curricular:

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